domingo, 4 de setembro de 2011

Tentativa de amordaçamento em Assú

Após iniciar o mês de agosto recebendo o relatório da Controladoria Geral da União em que relatava a existência de inconsistências na aplicação de mais de cinco milhões de reais repassados pelo governo federal  para a cidade do Assú em 2009 e de ter descoberto que o seu sonho de presidir o Partido Progressista no RN esvaiu-se, o prefeito do Assú, Ivan Júnior, resolveu terminar o mês levantando, sacudindo a poeira e... entrando com duas ações civis contra o titular do Blog De Olho no Assú.

Apesar de ter conseguido inicialmente a tutela antecipada e com isto apreciar a retirada das matérias do blog que segundo ele, prefeito, eram ofensivas a sua pessoa, Ivan Júnior quer direito de resposta por sete meses e dez dias, ou seja, ele quer responder as ‘ofensas’ até um pouco antes do Dia de São José do ano da Graça de Nosso Senhor Jesus Cristo de 2012. Geralmente, durante o mês de março, costuma chover em Assú.

Beeemm, ao que parece, as Ações foram protocoladas no mesmo dia, e também tratam da mesma cocita: ofensa. Como de praxe, a tutela antecipada foi concedida e os réus deverão protocolar nessa semana que se inicia, sua defesa, o pedido da transferência da tutela, quiçá, tentará provar que a ação é carente no que concerne ao principio da razoabilidade.

  • Cá pra nós, por onde anda mesmo aquele principio da liberdade de expressão? Vossa Excelência o prefeito do Assú, que por sinal é filiado ao Partido Progressista, isso mesmo PROGRESSISTA, com essa atitude tenta amordaçar aqueles que exercem sua função de cidadão e busca saber onde estão, ou não estão sendo aplicados os recursos públicos, bem como cobra a aplicação correta desses recursos. Se o prefeito não concorda com essas cobranças por que resolveu entrar na vida pública? Quando não se aceita que outros cobrem a lisura e a transparência com que se administra o patrimônio público, deve-se, no máximo, administrar seus bens pessoais, pois se for bens de família, a família cobrará informações, e constantes.


Afinal, os cidadãos têm ou não têm o direito de saber onde, quando, quanto e como estão sendo aplicados os recursos públicos? Peraí, a prefeitura de Assú não dispõe de assessoria de imprensa e contrato com empresa de publicidade e propaganda para dizer ao mundo onde está realizando obras, acordos, convênios, conversações...? Aaahh, tá, que dizer que versões discordantes destas apresentadas e amplamente divulgadas pelos meios de comunicação não podem circular? Aahh!

A propósito, num é que uma das matérias publicadas e recem retiradas do Blog De Olho no Assú e que ofendeu o prefeito do Assú, Ivan Júnior, segundo a Ação, conclamava o povo da cidade a buscarem mudança. Maaasss, isso não foi algo que o próprio Ivan Júnior pedia nas ruas, avenidas, vielas, praças públicas da cidade em 2008? Aaah, tá, à época Ivan Júnior era apenas um candidato a prefeito e pedia mudança na faixa etária dos gestores da cidade e agora tal mudança deve está a ferir o direito liquido e certo de Ivan Júnior de administrar a cidade do Assú. Será? Beemm... esperar sair o resultado da defesa da parte ré e, se o gestor criar gosto pela coisa... bem, aguardemos!

E VIVA O ASSÚ, sem mordaça, sem medo, sem perseguição, afinal, o período ditatorial no Brasil acabou há mais de 20 anos e a livre expressão, apesar do desejo de alguns políticos de amordaçar e fazer calar os que ousam discordar de suas opiniões, ainda está em vigor.

6 comentários:

  1. Cara Ana Valquiria... A senhorita aparenta ser, uma das pessoas mais inteligentes que escrevem dentro da blogosfera neste estado. No entanto, me estranha algumas notas... Não vejo imparcialidade em suas matérias... com isso, se iguala a maioria... se for situação (falam bem do prefeito) se for oposição (fala mal)...

    A senhora deve saber que há mtas discussões acerca dos limites da imprensa... e qualquer leigo sabe q algumas matérias publicadas no blog de olho no assú é por demais forte... mostrar fotos de coisas mal acabadas ou não feitas é uma coisa, divulgar matéria sobre supostos desvios também, agora sair maculando a imagem de outrem, ai sim, já ultrapassam todos os limites do bom senso.... A senhora, muito inteligente, falar em mordaça, didatura, PELO AMOR DE DEUS....

    ResponderExcluir
  2. Querido anônimo, de fato existe muitas discussões acerca dos limites da imprensa, mas existe também certezas acerca da existência da transparência de gastos público, direito que cidadão tem de saber em que seu rico dinheirinho está sendo empregado. Quanto ao pessoal do blog de Olho no Assú está realizando matérias fortes, isso é uma discussão que cabe a eles suscitar. Sou uma democrata, no sentido real do termo, e portanto, costumo respeitar a opinião alheia e quando não, costumo realizar discussões, no campo das idéias e não através de outros meios.
    Quanto ao elogio feito por você a minha pessoa, fico muito agradecida. Elogios sempre eleva nosso ego, faz parte da essência do ser humano.
    Quanto a minha falta de imparcialidade, querido, essa coisa não existe. Vivemos em uma sociedade de classes e sempre pautamos nossas idéias e ações de acordo com a classe que pertencemos, desejamos ou invejamos. No meu caso, nunca neguei minhas origens e, por sinal, tenho orgulho dela, mas desejo, melhor, anseio que um dia todos os cidadãos possam ser vistos como iguais, pode ser utopia, mas a vida por si só já é uma.
    Agora, não penso em me igualar a ninguém, escrevo o que penso, acho legal, como também transcrevo algo nesse sentido. Por sinal, já escrevi e escreverei algumas coisas elogiosas em relação a PMA, sempre que acredito que elas são importantes e visam o bem da sociedade assuense.
    Agora, por favor, da próxima vez se identifique, do contrário, não publicarei seu comentário. Lembre-se, escrever,falar... o que pensamos é imprescindivel em uma sociedade democrática, que é a que vivemos.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Caler, é bem isso que o prefeito quer quando vai de encontro negativo a ele. Divulgar gratuitamente pelos assuensses é sua marca registrada. Agora intimidar, amedrontar para que na radio só apareça o que lhe convem é muito é muito para a população entender....

    ResponderExcluir
  4. Ana, não sei se você sabe, mas na lista dos coagidos pelo sr. alcaide está o nosso dileto "roqueiro" Lúcio Flávio. Contra ele, por expressar opinião em matéria na rádio da qual é o redator, o prefeito usa o poder da força imperialista para cobrar por "danos morais". O fato foi veiculado pela rádio, mas a ação é pessoal, contra Lúcio. Será que teve medo de ir contra a emissora? Seria isso tentativa de intimidação? Ou você sugere outro nome? abraços e sorrisos.

    Renata Sheilla Bezerra de Souza - Parati 2000

    ResponderExcluir
  5. Bem.. não sou tão inteligente para escrever palavras cultas e de dificil compreenção como as pessoas que expressaram seus comentários nesse renomado blog,mas procuro de um forma mais clara e de fácil entendimento expressar o que eu acho em relação a ação colocado pelo prefeito do assu contra os donos do blog De olho no assu,achei que foi por demais justa,temos que fazer oposição sim, mas com responssabilidade,afinal somos democráticos, mas quando se trata de denegrir a imagem de alguem dessa vez esta sendo a do prefeito, mais temos que lembrar pq a as pessoas esquecem que por traz do prefeito estar um filho, que tem pai obviamente mãe, tios, primos, irmãos, amigos e etc...então por conta de uma noticia dada de forma inresponsavel, por consequencia irá trazer tristezas e sofrimento ao grupo de pesoas,ainda mais quando essas noticias vem de forma parcial querendo beneficiar politicos que pela ganacia do poder usam pesoas como os donos do blog de olho no assu para servir de bucha de canhão e de toda forma tentar voltar ao poder, pior que eles tão caindo de boquinha, na hora do pega pra capar vamos ver se eles vão ter ajuda das pessoas que influenciaram a cometer atos impenssaveis ao ponto de noticiar fatos inveridicos e pq não dizer maldosos para denegrir a imagem do prefeito do assu, só lamento,pq votei a pedido do prefeito em George e hoje ele não faz nada pelo assu a não ser falar mal de quem ta trazendo o bem para o assu.. Dito popular, Quem faz o bem, colhe o bem, quem faz o mal colhe o mal...

    ResponderExcluir
  6. Denilson, obrigada pela participação. Mas infelizmente discordo de você no ponto em que relatas o sofrimento da família e do grupo de pessoas ligados ao prefeito. O cidadão Ivan Lopes Júnior, até cerca de quatro anos atrás era um mero cidadão comum e hoje ele é um administrador do patrimônio público. Portanto ele deve prestar contas do que recebe e do que gasta durante o exercício dessa função. Já o que ele faz com o salário que recebe pelo função, só diz respeito a ele. A família e nem os amigos devem se magoarem com tais cobranças, faz parte do exercício da função que ele escolheu. Quanto ao seu voto à George, Denilson, deputado é um legislador e fiscalizador dos atos praticados pelo executivo estadual. Ao escolhermos um cidadão para assumir tão árdua tarefa, temos que acreditar no seu potencial. Se delegamos essa escolha a outrem, estamos nos anulando enquanto cidadão. Amizades, gratidões e outros sentimentos não devem prevalecer frente a uma decisão tao importante que é a escolha de um legislador.
    Quanto a sua decepção com o deputado que mereceu seu voto, sinto muito, maaass, infelizmente a vida é feita de ingratidões, desilusões e outros ões mais.
    Agora, se avexe não, as pessoas que mandam comentários para esse blog, são semelhantes a mim e a você: simples mortais. Sinta-se a vontade para escrever
    abraços

    ResponderExcluir