sábado, 28 de janeiro de 2012

Assú não é uma cidade de cegos.

Algumas coisas não ficaram claras no aditamento do contrato e redução do valor, da clinica de oftalmologia do Assú, a qual foi escolhida pela prefeitura do Assú para atender a população da cidade, no primeiro quarto de 2011.

Dentre as obscuridades, está o fato da cidade do Assú, através de uma única clinica, atender 147 municipios do RN. Ou seja, a prefeitura do Assú tomou para si a capacidade, o desejo, o... sei lá o que, de atender toda a população norteriograndense (menos os municípios que compõem a Grande Natal), numa única clinica sediada na cidade do Assú.

- Já pensou o cidadão lá de Japi, Equador... vindo para Assú para realizar uma consulta oftalmológica. Sannngue de...!!!

Pra piorar, o convênio que deu lastro financeiro a tal contratação, por inexigibilidade de licitação, foi celebrado com o ministério da saúde e contou com contrapartida, de apenas cinco milhões de reais, da prefeitura do Assú.

Aprovação da Câmara
Huuummm, não custa lembrar que a contrapartida e o convênio contou com total, plena, inconteste... aprovação da Câmara Municipal de Assú a qual aprovou lei autorizando tal movimentação financeira da PMA. Aliás, a lei (357/2011) aprovada pela Câmara passou, logico, pela comissão de redação, a qual é presidida pelo vereador descobridor da ‘gramaticação” e líder do prefeito, Heliomar Alves. A lei deixa claro que o convênio a ser firmado é de trinta milhões de reais, embora lá não se fale que a prefeitura do Assú está tão bem financeiramente, que irá ajudar a custear o tratamento de saúde oftalmológico de 147, dos 167 município que compõe o RN.

 - Será que os nobres, incansáveis fiscalizadores... edis sabiam que estavam a ser tão virtuosos, ou... de fato a lei era evasiva, mas... passou pelo aval do descobridor da ‘gramaticação’. Fazer o que?

Perguntas, Perguntas... Tem respostas?
Beeemmm, toda essa situação leva a algumas perguntas: Por que o convenio só falou dos 147 municípios quando teve seu valor diminuído? Por que o convenio foi diminuído, após oito meses em vigência em 90.4% tomando por base os vinte e cinco milhões e não os trinta milhões de reais? O que foi feito dos cinco milhões de reais de contrapartida? Uma única clinica conseguiria, no prazo de oito meses atender 147 município do RN? Que logística a cidade do Assú/secretaria de saúde montou para abrigar, recepcionar tanta gente?

- Uuufaa, ainda bem que a PMA contratou, também por inexigibilidade de licitação, uma empresa para responder a tais perguntas, logicamente, de forma burocrática e processual.

Aaahh, o convênio com a clinica foi reduzido para meros dois milhões e quatrocentos mil reais e passa a viger até 31/12/2012. Menos de cinquenta por cento do valor aprovado pelos nossos atenciosos, retos, atentos... edis.

Com a prorrogação do contrato com a clinica de oftalmologia por mais doze meses e a diminuição drastica do valor do contrato, pelo menos dar para o cidadão assuense respirar mais aliviado: o Assú não é uma cidade de cegos! Saravá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário