quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Pendências: o povo como bucha de canhão

A briga de foice entre o prefeito e boa parte da bancada de vereadores do município de Pendências conseguiu, enfim, chegar à irracionalidade: os vereadores não aprovaram o Orçamento do Munícipio e o prefeito cancelou contratos e decretou estado de emergência.

No meio de toda essa querela irracional pela posse do poder está o povo a ser conclamado pelas partes em litigio para demonstrar força, melhor dizendo, o povo está sendo conclamado a perfilhar-se candidamente para ser usado como bucha de canhão.

Um absurdo!

Aaff... bem os fatos desta querela toda – além da briga pelo poder e pelo controle dos ‘reais’ que entram nos cofres da prefeitura – podem ser, nessa última batalha, resumidos de forma bem simplista: os vereadores não aprovaram o orçamento, por acreditar que o prefeito exagerou nos números (embora os próprios vereadores reconheçam que o prefeito minimizou os valores postos no orçamento de 2011) e do outro lado o prefeito, que disposto a mostrar que os serviços públicos não podem ter continuidade sem a aprovação do orçamento que ele apresentou para 2012, paralisa todos os serviços (mesmo sabendo que a desaprovação do orçamento de 2012 não o impede de dar continuidade aos serviços públicos, uma vez que pode muito bem pagar as contas embasado no orçamento de 2011 e demonstrar, a posteriori, superávit que justifique a abertura de créditos adicionais) para ‘mostrar’ a população que os vereadores de oposição não se preocupam com a cidade e com a cidadania.

Pois ééé.. essa briga irracional acabará por levar à derrota parte destes litigantes. Torcer para que o povo de Pendencias consiga organizadamente cortar esse cabo de guerra e deixar esses políticos egocêntricos e mesquinhos cair barranco abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário