quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Lixo em Assú: quem fiscaliza?

Há quatro anos e 23 dias a prefeitura do Assú contratou, sem licitação, uma empresa para realizar trabalho de limpeza urbana da cidade (recolhimento de lixo domestico, varrição de vias públicas, podas e outras cocitas mais). Durante todo este período o trabalho foi realizado por esta empresa, no melhor estilo "beleza de Creuza".

Num é que o lixo domestico de boa parte da cidade continua sendo coletado por caçambas (o esperado era que fosse em carros cuca) e que as podas nas arvores, faz tempo que não são feitas! E isso depois da campanha eleitoral e do aditamento (continua sem licitação) do contrato.

- Beeemm, a questão é séria, complicada e desmerecedora da atenção dos orgaos fiscalizadores. Será que algumas arvores da Praça do Rosário resolveram protestar contra está triste situação e preferiram tombar languidamente a continuar sendo vitimas deste descalabro?

Prá completar todo este cenário nefasto, eis que no último sábado um gari veio a óbito em horário de expediente: caiu da caçamba que prestava serviços e o pneu da mesma o atingiu. Até a presente data nenhuma nota de esclarecimento foi emitida pela empresa e nem pela prefeitura do Assú, bem como não se ouviu vozes ecoadas por membros de entidades sindicais, politica, governamental, ou ongs, pedindo explicação sobre o sinistro.

Será que gari é um ser invisível? Qual mesmo é a jornada de trabalho dos garis de Assú? Seus direitos trabalhistas estão sendo respeitados? Possuem equipamentos e condições de trabalho condizente com a função? 
Ah, virando a mesa, que tipo de serviço e em que condições a empresa deverá prestar? Está prestando na integralidade? Beeemm, o pagamento está sendo feito na integralidade, podes crer. Estas são algumas das perguntas que merecem respostas urgentes e sem lero lero.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário