domingo, 24 de agosto de 2014

O engodo eleitoral de dona Wilma

Em julho publiquei no blogdobarbosa que a assessoria da vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria (PSB), candidata ao Senado, havia distribuído à imprensa release enfatizando que a socialista , se for eleita senadora, vai apresentar um projeto para garantir passe livre aos estudantes de todo o país. A ideia, segundo a assessoria de Wilma, é definir um modelo de desoneração nas esferas municipal, estadual e federal, a partir da redução do imposto sobre combustíveis e outros custos.

Disse na época que esquecia dona Wilma ou seus assessores que este projeto já foi aprovado no Senado, em regime de urgência, O projeto foi apresentado no auge da primeira leva de manifestações por todo o Brasil com a reivindicação de tarifa zero no transporte público.

O PLS 248/2013, inclusive, é de autoria do presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), e se encontra na CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) após apresentação de emendas em Plenário.

O projeto tem como relator o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), que manifestou a necessidade de discutir melhor a matéria, principalmente em relação às fontes de financiamento do passe livre. O projeto estabelece a gratuidade no sistema de transporte coletivo local para todos os estudantes da educação básica e superior com frequência comprovada em instituição pública ou privada.

Pois muito bem: pelo projeto da “senadora” Wilma, a ideia é definir um modelo de desoneração nas esferas municipal, estadual e federal, a partir da redução do imposto sobre combustíveis e outros custos. O que já foi feito dona Wilma!

Só pra lembrar: as propostas relativas ao transporte público, naturalmente, também foram destaque no último ano, desde junho passado. Um dos projetos aprovados, o que reduz a zero as alíquotas de PIS/Pasep e Cofins sobre a receita do transporte urbano municipal (PLC 46/2013), até já se tornou lei (Lei 12.860/2013).

O que intriga é que dona Wilma está se apropriando de um projeto que já existe, inclusive aprovado no Senado. Ou seja, a bandeira de campanha de dona Wilma é um verdeiro engodo eleitoral que está sendo levado aos estudantes incautos deste estado.

O pior é que o ministro Garibaldi, senador licenciado pelo PMDB e correligionário do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), endossa a proposta de Wilma e anda dizendo no programa eleitoral da socialista que vai apoiar o projeto de Wilma no Senado. Será que não alertaram Garibaldi também que o projeto do Passe Livre Nacional já existe e que o seu autor é o peemedebista Renan Calheiros?

Melhor pensar que Garibaldi desconhece esse projeto, pois que como ministro da Previdência não deve vir acompanhando os trabalhos no Senado. Mas, o senhor seu pai, senador Garibaldi Alves (pai) é sabedor de que o projeto existe, ao menos tem obrigação de saber. Seria o caso de aconselhar o filho a não endossar o engodo eleitoral da proposta de Wilma.

Fato é que a proposta de Wilma do Passe Livre Nacional já tem dono e esse dono é o presidente do Senado, Renan Calheiros.

- Transcrito do Portal Nominuto/Coluna do Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário