quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Saúde do Assú conclui formação de agentes do projeto Caminhos do Cuidado

A prefeitura do Assú por meio da secretaria municipal de Saúde está preparando para a próxima semana a culminância do projeto Caminhos do Cuidado - Formação em Saúde Mental (crack, álcool e outras drogas), para  agentes comunitários de saúde e auxiliares/técnicos de enfermagem da Atenção Básica. O evento será realizado no dia 04 de setembro (quinta-feira), no auditório João Marcolino de Vasconcelos, da Câmara Municipal do Assú.

O projeto Caminhos do Cuidado tem como base a política de atenção integral e cuidado com as pessoas que fazem uso prejudicial de drogas. Inserido no eixo do Plano Integrado “Crack, é possível vencer”, o projeto é articulado pelo Governo Federal sob responsabilidade do Ministério da Justiça e parcerias com setores do Ministério da Saúde,Rede de Escolas Técnicas do SUS (RET-SUS), assim como a articulação entre as instituições do Sistema Único de Saúde (SUS), destacando estados e municípios.

Essa formação inova por ser dinâmica, já que oferece estratégias que possibilitam a esses atores da Atenção Básica trabalhar em conjunto com a Saúde Mental, acolhendo e cuidando do usuário, sem excluir sob qualquer pretexto. Além disto, o trabalho se dá conforme as especificidades de cada território e, ainda, leva em conta a realidade local.

A formação que compreendeu uma carga horária de 60 horas, sendo 2/3 do tempo gastos em horas presenciais e 1/3 em bservações de campo, irá ajudar os profissionais a utilizar melhor o seu trabalho na forma de como lidar com a problemática da dependência química e a saúde mental.

No município do Assú, foram formadas quatro turmas, totalizando 114 alunos, incluindo participantes ligados ao município do Assú, e alguns ligados aos demais municípios da oitava região de saúde.

- Matéria encaminhada por uma das assessorias de imprensa da PMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário