sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Assú: caos na saúde sincronizada

UPA(+ de hum milhão de reais
 investido na construção)
Fim dos festejos de momo e como dizem por ai, inicio do ano administrativo do Ano da Graça de Nosso Senhor Jesus Cristo de 2016. Uffa!

E iniciando o ano, os problemas dos anos anteriores prosseguem inalterados. Dentre estes problemas temos o caos na saúde pública da cidade do Assú. 

Num é que antes de findar a Hora do Brasil, um cidadão assuense buscou atendimento para sua esposa no Pronto Atendimento Municipal e lá não conseguindo dirigiu-se ao Hospital Regional (no mesmo prédio) e também obteve a mesma negativa!

Né brinquedo não. As duas únicas unidades públicas de saúde que trabalham (?) com emergência (Assú possui mais de 50 mil habitantes) não dispunham de médico de plantão no horário. Ah, segundo informações fornecidas ao cidadão, após as vinte horas, o atendimento seria restabelecido.

Que danado é isso?!! As pessoas precisam ajustar seus relógios com estas unidades de saúde para poder adoecer? também tem que ajustar este relógio com as demais pessoas para que adoeçam de forma disciplinada e em horários alternados, para evitar filas e não 'tumultuarem' o atendimento?

Há mais de três anos que a prefeitura do Assú está a construir uma Unidade de Pronto Atendimento no Bairro São Francisco. Para a construção desta unidade, o governo federal já repassou mais de hum milhão de reais e segundo dados da própria PMA, em outubro do ano passado (2015) ela estaria concluída.  

O que está a emperrar a entrega deste Pronto Atendimento? Grana? não, esta já foi repassada. A que danado podemos creditar esse regozijo dos gestores municipais em apreciar o sofrimento de cidadãos e cidadãs na busca do alivio de suas dores? Aaaf, e isso porque somos cristãos. Será que todos somos ou alguns só se autoproclamam?

A propósito, o Pronto Atendimento municipal funciona até as 23 horas, no máximo, e as unidades de saúde funcionam um turno (diurno). Ademais, a PMA disponibiliza ônibus para que algumas pessoas se dirijam a outras cidades do estado em busca de atendimento médico. Tipo, posso até fornecer a logística, mas vá buscar tratamento longe daqui. Saaaannnnguede...!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário