quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Natal: Estudos sobre parque de iluminação da cidade são apresentados ao prefeito Álvaro Dias

O Banco de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES, apresentou ao prefeito Álvaro Dias e secretários um estudo sobre o parque de iluminação pública da cidade para que sejam traçadas metas para sua modernização. Este projeto é uma Parceria Pública Privada visando ampliar e modernizar a iluminação pública de Natal, proporcionando ainda economia ao Município.

É interesse do município economizar e oferecer um melhor serviço de iluminação pública para a cidade, como assinalou o prefeito desde o início da tratativa com o BNDES, ainda no ano passado. 

De acordo com o que foi apresentado pelo levantamento feito pelo consórcio de empresas que atua nesse projeto - consórcio realizado por intermédio de pregão, capitaneado pela Houer Concessões, tendo ainda as empresas RSI Engenharia, Viana Guimarães e Miranda Rodriguez e Palavéri - o custo gasto atualmente com a iluminação pública de Natal é considerado alto e o serviço ainda não chega de forma eficiente os cidadãos. Os recursos a serem investidos são da Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública - Cosip.

Entre os dados apontados pelo levantamento foi colocado que as lâmpadas de LED, com melhor eficiência e menor consumo de energia elétrica, existe em apenas 0,14% dos pontos de iluminação da cidade que ao todo tem 56.018 pontos e, desses, apenas 77 são de LED. Estima-se que com a modernização do parque de iluminação da cidade os cofres do Município tenham um economia de aproximadamente 50% do que é gasto hoje, com maior eficiência e expansão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário