sábado, 9 de fevereiro de 2019

Assú: indicada da representante do PT/Assú persegue servidora

A professora Leopoldina Silveira fez uso de suas redes sociais para denunciar práticas abjetas da direção da Direc/Assú.

Insegurança, medo, incompetência ou o que motivou uma professora indicada pela assessora direta da governadora do RN a mudar uma profissional competente de sua função?

Só para lembrar, a atual diretora da Direc foi indicada por Inês Almeida, pessoa que fala como representante (proprietária mesmo) do PT do Assú e não se cansa de anunciar aos quatro ventos que é amiga pessoal da governadora e... está lá, sentada numa giroflex, na sala ao lado da governadora. Será que a governadora Fátima Bezerra comunga com esse pratica abjeta (perseguição) utilizada pela diretora da Direc/Assú_

Como imaginar que uma representante indicada pelo Partido dos Trabalhadores utiliza de sua função para perseguir profissionais competentes?

Leia abaixo a Nota da professora Leopoldina:
A imagem pode conter: Leopoldina Da Silveira Vicente, sorrindo, em pé e área internaEducadora comprometida com o fazer pedagógico e com a ética profissional. Pessoa de sorriso fácil e muito querida por aqueles que desfruta do seu convívio. Profissional de compreensão rápida, as complexidades tecidas pelas relações históricas. Competente e comprometida com a Política Educacional e com a Educação. Estas são algumas características dessa competente técnica pedagógica: Professora Maria das Dôres da Silveira e Silva. 

Infelizmente, ao que parece, todas e outras marcas delineadas no seu currículum, e indispensáveis ao Profissional de Educação na contemporaneidade são desprezadas ou propositadamente deixada de lado para atender propósito não democrático daqueles que parecem que brincam em fazer educação.

Como era de se esperar, após o processo democrático eleitoral se encerrar, o partido vencedor assume o comando do Estado e passa a nomear sua equipe gestora. Nada de novo e tudo normal. Até que começa a famigerada "dança de cadeiras" dentro das repartições públicas - Prática arcaica e condenada por aqueles que se proclama republicano e defensores da meritocracia.
Logo, os cargos são nomeados e ocupados. Algumas vezes, por pessoas com a competência técnica. Outros, mesclam competência técnica e filiação partidária. Outros, pelo simples fato de serem filiados ou simpatizantes do partido político vitorioso. 

A este último, é onde reside o perigo, já que em algumas vezes, não realizam decisões sérias, com o propósito dos princípios do diálogo e da ética. Ainda que conheçam os princípios da gestão democrática, assumem, e não dialogam, nem discutem as medidas a serem implantadas com o grupo já constituído. Agem, executam, eliminam ou pontificam sobre a urgência de medidas que se adequem ao novo contexto. Mantém silencioso e vai de um a um chamando em particular e mudando algumas peças no tabuleiro, a bel prazer de quem? Que critérios relevantes são concebidos no processo de seleção para as alterações desejadas? 

Tudo realizado às ocultas do grupo. Parece temer os propósitos educativos, o qual se disponha em realizar. Parece procurarem negar que, a Educação é um ato Político ( não partidário), emancipatório, transparente e coletivo.

Talvez, você esteja se interrogando, a causa desse texto. Nele, quero registrar minha surpresa e indignação com a decisão da Direção da Direc em transferir Dôra do Setor Pedagógico para o Setor de Patrimônio. Aqui deixo claro que, profissional competente não se muda, ao contrário luta por sua permanência no setor.
Para quem conhece o trabalho dessa profissional, há de reconhecer que essa manobra passa pela atitude de quem desconhece, ignora o que acontece na educação básica assuense e/ou se nega em perceber as grandes contribuições realizadas por esta grande profissional ao setor pedagógico das escolas públicas.

Além, de não compreender a importância dela nos processos formativos realizados, até última Semana Pedagógica encerrada na última quarta feira.

Quando de maneira, brilhante, ativa, criativa, inovadora, habilidosa ofereceu o melhor em pró da Educação da região. Lamentável, e esta situação me faz lembrar o grande mestre da Educação brasileira, Paulo Freire. Quando afirma, que o pior de todos os opressores é o oprimido a serviço do opressor.

Sei que aonde estiver Dôra, continuará com seu trabalho competente e ético. E que seu trabalho incomodará os invejosos e incompetentes de plantão, uma vez, que continuaras a lutar por saberes e poderes mais democráticos, mais plurais e emancipatórios na educação potiguar. 

#educacaodemocratica.#meritocracia#respeitoaostrabalhadorescompetente

Nenhum comentário:

Postar um comentário