O hospital Regional Telecila Freitas Fontes (Hospital Regional do Seridó), em Caicó, iniciou o processo de reversão de 10 leitos de UTI covid, que passarão a funcionar como leitos de UTI geral, reforçando a capacidade de atendimento da unidade, referência em traumato-ortopedia e urgências e emergências na região.
Segundo a Sesap, a unidade hospitalar contava com 30 leitos de UTI covid e 18 leitos clínicos destinados exclusivamente a pacientes com a doença. Com a alteração, a unidade passará a dispor de 20 leitos de UTI covid e continuará com os 18 clínicos já existentes.
Os 10 leitos de UTI passarão a assistir os usuários com agravamento do estado geral e que necessitem de intervenção de terapia intensiva. A reversão irá, segundo diretor, evitar as transferências de pacientes para longe das famílias e ofertar de forma sistematizada um cuidado especializado e uma terapêutica adequada a cada caso.
A Sesap deu início ao plano de transferência gradativa de leitos de UTI covid para atendimento de outras patologias, em agosto, no município de Mossoró, na região Oeste. No Hospital Regional Tarcísio Maia, 9 leitos destinados ao trauma e diversas patologias passaram a atender pacientes covid com perfil da unidade, e 20 leitos que realizavam atendimento covid, foram convertidos em leitos de UTI geral.
Também em Mossoró, no Hospital Rafael Fernandes, dos 18 leitos clínicos Covid, oito foram destinados para atendimento de outras patologias, permitindo à unidade voltar a ter leitos de retaguarda para o Tarcísio Maia, além de voltados a doenças infectocontagiosas.
Em Natal, o Hospital João Machado (HJM) reverteu 10 leitos de UTI covid geridos pelo Estado, transformando-os em leitos clínicos e que servem como retaguarda para o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel. Além desses, outros 12 leitos clínicos também foram revertidos para retaguarda da unidade referência em trauma do Estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário