segunda-feira, 29 de abril de 2013

Câmara do Assú: Autoritarismo e subserviência

E por falar em dinheirama da prefeitura do Assú, eis que na última quinta feira aconteceu uma sessão da Câmara, travestida de audiência pública, na qual se tentou justificar a implantação do Bolsa (Humilhação) Educação, na cidade de Roque.

Amplamente divulgada (com direito a convite e tudo) pela submissa, subserviente, dependente... Câmara municipal, a Audiência Pública (propositura da vereadora Eli - única mulher nesta Casa em que os homens só dizem sim e baixam a cabeça para os mandos do prefeito) transformou-se numa sessão ordinária (no sentido estrito da palavra).
 
O presidente do legislativo municipal, senhor Heliomar Alves (vereador derna que atingiu a maioridade), pôs em prática tudo aquilo que tinha aprendido no negro período ditatorial vivido pelo Brasil no século passado: não permitiu que a propositora da audiência (praxe em qualquer Parlamento brasileiro) presidisse a audiencia; não permitiu que os presentes a audiência tivesse direito a voz (praxe em qualquer reunião deste porte); selecionou as perguntas que podiam, segundo seus critérios 'mais subjetivos', serem lidas... Uma verdadeira aula de pouca (nenhuma) civilidade, muito autoritarismo, coronelismo e mais um bocado de ismo que represente o cerceamento do processo democrático.
 
Pra não dizer que era de todo autoritário, o vereador presidente da sessão (aquilo jamais poderá ser chamado de audiência publica) 'permitiu' que o deputado estadual George Soares fizesse uso da tribuna, por 3 minutos, e permitiu também que o jurista Paulo Lopo Saraiva fizesse uso da palavra. Quanto aos estudantes e autoridades presentes, necas. Uffaaa, e pensar que estamos em um Estado Democrático de Direito.
 
Aaahh, a secretária de assistência social falou, a vontade, na audiência e expôs sua opinião (institucional, se imagina) acerca da bendita lei que criou o programa Bolsa (Humilhação) Educação, bem como das 'vantagens' que a mesma oferece. A secretária ainda mencionou o fato da bendita lei necessitar de reformulações, estas, por sinal, propostas pelo Ministério Público, que ao que parece, encontrou algumas incongruências e imperfeições na legislação confeccionada pela secretaria de assistência social.
 
- Beeemmm, além do autoritarismo do presidente da Câmara do Assú, da subserviencia vergonhosa deste poder frente ao executivo municipal... a sessão da última quinta feira demonstrou que a Lei que criou este bendito programa 'foi feita nas...' e aprovada pela maioria absoluta dos subservientes... edis. Agora, a pedido do MP a lei será modificada.
 
Será que o autoritarismo, grosseria... do presidente da Câmara também será modificado? Parafraseando o edil Manoel Botinha: "que Deus nos potreja" e lembrando de Eclesiastes 3, (há) "... Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora..."
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário