domingo, 28 de julho de 2013

Projeto de eleição e cidadania será lançado em Natal

Entidades ligadas às áreas de Direito e Educação, lideradas pela Associação Norte-rio-grandense de Advogados Trabalhistas (Anatra), lançam em Natal nesta quarta-feira, 31, o projeto Educação para a Cidadania. Trata-se de um guia prático que vai ajudar a difundir noções básicas de Direito nas escolas brasileiras. O projeto será lançado no Centro Municipal de Referência em Educação – Cemure, dentro da programação da I Conferência sobre Educação Integral, que tem como conferencista o senador Cristovam Buarque (PDT-DF).

Defensor da melhora na Educação no Brasil, através da federalização de todas as escolas, Cristovam Buarque, que foi ministro da Educação, no governo Lula, abordará o tema “Educação integral é a solução possível”, a partir das 9h. Buarque assina o prefácio do Guia Prático ‘Educação para a Cidadania’, elaborado pelos advogados Luiz Gomes e Rafaela Lourenço, em conjunto com a pedagoga Yraguacy Araújo Almeida de Souza, e afirma que educação vai além da instrução.

“Educar é formar, preparar, abrir a mente para todos os aspectos da vida”, adverte o senador no prefácio do Guia. Segundo o presidente da Anatra, advogado Luiz Gomes, inicialmente serão lançados 5 mil exemplares do livro, mas o Guia Prático está disponível para reedição à medida que houver demanda por parte das escolas, sejam elas públicas ou privadas.

O trabalho trata, em seu primeiro capítulo, do direito constitucional. Ou seja, dos direitos fundamentais do ser humano. “Todo cidadão deveria saber dos deveres e das obrigações que tem. Nós precisamos transmitir para professores e alunos os valores éticos de um processo democrático”, afirma Luiz Gomes. O livro trata ainda de outros oito temas: direito eleitoral, do idoso, previdenciário, ambiental, da família, da criança e do adolescente, do consumidor e do trabalho.

Em cada capítulo além dar noções básicas de cada tema, os autores elencam sugestões de atividades de pedagógicas e extraclasse. A obra buscou a interdisciplinaridade, unindo o Direito e a Educação, expondo a necessidade e a importância do conhecimento jurídico e da interação professor e aluno para a efetividade dos ensinamentos e o alcance da cidadania plena.

Para Luiz Gomes conhecer as noções básicas do Direito é elemento fundamental para a construção de uma consciência cidadã. “No caso do Direito Ambiental, nós podíamos falar apenas sobre proteção do meio ambiente, mas nós queremos mais. Queremos dizer quais são as ferramentas legais que ele pode orientar e ensinar na escola para que o aluno saiba porque o ambiente está protegido’, explica Gomes.

Na conclusão do Guia Prática, os autores deixam claro que “não se pode pensar que cidadania consiste apenas em informar, pois ela forma o caráter, a conduta dos indivíduos que compõem o tecido social, edificando um cidadão capaz, solidário, ético e comprometido com um mundo mais justo, humano e equilibrado”.
 
 
- Transcrito do site da Anatra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário