segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Formandos do Pronatec recebem certificados em Parnamirim

Mercado de trabalho, novas oportunidades, aprendizado e capacitação. Essas foram as palavras – chave da cerimônia de entrega de certificados para os 450 alunos concluintes dos mais variados cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec.

A secretária de Assistência Social, Ana Michele Cabral, destacou a expansão do programa no município de Parnamirim e comemorou os objetivos alcançados até agora. “Em 2011, iniciamos com oito cursos. Já em 2012, passamos a oferecer 90 e em 2013 pactuamos mais de 130 cursos. Isso acaba sendo gratificante para nós do governo municipal - saber que o objetivo - tem sido alcançado para as pessoas”, justificou.

Os 450 concluintes divididos em 35 turmas foram beneficiados com cursos nas áreas de imagem pessoal, turismo e hospitalidade, gestão e negócio, aos quais foram ofertados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem – SENAC, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI e Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, através da Escola Agrícola de Jundiaí – EAJ.

Para o diretor regional do Senac/RN, Helder Cavalcanti, o Programa está em sintonia com as necessidades das empresas e órgãos públicos, uma vez que 90% dos novos empregos no país são voltados para profissionais com nível médio. "Nós acreditamos na capacidade de transformação do Pronatec. Inclusive, somos a principal instituição executora no estado, com aproximadamente 17 mil matrículas neste ano, e já superamos a meta anual, que era de realizar 15 mil inscrições", explicou.

O evento também reuniu o secretário do gabinete civil, Henrique Eduardo, e de obras, Naur Ferreira, além das coordenadoras do Pronatec no Estado e em Parnamirim, Jaqueline de Paula e Kátia Cristina Soares, respectivamente, e representantes do Senar e Fecomércio.

Pronatec em Parnamirim

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Em 2013, Parnamirim pactuou 138 cursos para 3.891 alunos inseridos no programa com cerca de 10.000 beneficiários mobilizados.

Parnamirim é o terceiro maior empregador formal no Rio Grande do Norte. De acordo com dados da Semas, O mercado de trabalho formal do município apresentou entre 2004 e 2010, um saldo positivo na geração de novas ocupações. O número de vagas criadas neste período foi de 6.599.

Nenhum comentário:

Postar um comentário