sábado, 3 de agosto de 2019

Natal: Semul promove ações de combate a violência contra mulher

A Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (Semul), promove uma vasta programação para o Agosto Lilás 2019, uma campanha nacional que tem como objetivo sensibilizar a sociedade para o fim da violência contra as mulheres. O Agosto Lilás também é uma referência ao mês de aniversário da Lei Maria da Penha, que este ano completa 13 anos de existência, um marco para o enfrentamento à violência contra a mulher.

A programação especial desenvolvida pela Semul foi pensada em quatro eixos temáticos e distribuída ao longo das quatro semanas do mês. Todas as atividades serão realizadas no Centro de Referência da Mulher Elizabeth Nasser, que fica na Av. Bernardo Vieira, nº 2280. A abertura será na próxima segunda-feira (05), às 9h. A temática da primeira semana será voltada para “Saúde da Mulher e Auto Proteção”, trazendo atividades educativas que acontecerão das 9h30 às 17h. Serão realizados testes rápidos, distribuição de preservativos e orientação odontológica para as crianças. No dia 09 haverá uma oficina de defesa pessoal, das 9h às 11h, com Lívia Freire, ex-professora de defesa pessoal da Casa Abrigo do Estado da Paraíba.

A segunda semana, “Semana da Orientação Jurídica”, contará com um roda de conversa no dia 12, das 9h às 11h, sob a mediação da delegada da DEAM SUL Helena Cristina Aguiar. Dia 15, no mesmo horário, a roda de conversa será conduzida pela advogada Kelli França.

“Semana do Empreendedorismo feminino” é o tema da terceira semana do Agosto Lilás da Semul. Dia 19, às 9h, a analista técnica do Sebrae/RN e gestora do Projeto de Negócios de Impacto Social, Mona Paula Nóbrega, ministrará a palestra sobre empreendedorismo feminino. Dia 21, às 9h, será realizada a Oficina de Entrevista de Emprego e Formulação de Currículo. Dia 22 haverá dois momentos, às 9h uma roda de conversa com a empresária Gabriela Medeiros da Matersol, cujo tema é “Empreendendo com Gabi”, e às 10h uma oficina de carteiras com Gilmária Oliveira.

Para encerrar o mês da campanha do Agosto Lilás, a Semul traz para a quarta semana o tema “Semana da AutoEstima”, voltada exclusivamente para usuárias do CREN, com o Bazar Lilás das 9h às 17h, do dia 26 e atividades no dia 29 como roda de conversa sobre autocuidado com Anne Marjorie, atendimento na área de beleza e o encerramento da campanha.

De janeiro a julho deste ano foram atendidas 959 mulheres no Centro de Referência da Mulher Elizabeth Nasser (CREN), e 45 mulheres foram acolhidas na Casa Abrigo Clara Camarão (CACC) durante o mesmo período.

A Prefeitura Municipal do Natal dispõe do 0800 281 8000 para informações, dúvidas e denúncias de violência contra a mulher, além do 180, Central de Atendimento à Mulher Nacional, um serviço público e confidencial, que funciona 24 horas por dia. Para registrar o boletim de ocorrência e prestar declarações, basta procurar a delegacia especializada de crimes contra a mulher (DEAM). Se na sua cidade não houver uma delegacia especializada, procure a delegacia mais próxima à sua casa.

O CREN é um espaço de acolhimento/atendimento psicológico, social, orientação e encaminhamento jurídico à mulher em situação de violência, que visa proporcionar suporte para a superação da situação de violência, contribuindo para o fortalecimento da mulher e o resgate da sua cidadania.

O Programa Casa Abrigo Clara Camarão (CACC) da SEMUL dispõe dos serviços de moradia protegida e atendimento integral às mulheres em situação de risco de morte iminente, em razão da violência doméstica e familiar. Trata-se de um serviço de caráter sigiloso e temporário, onde as usuárias e seus dependentes menores poderão permanecer por um período determinado, durante o qual deverão reunir condições necessárias para retomar o curso de suas vidas. Enquanto permanecem na Casa, a mulher e seus filhos recebem acompanhamento psicossocial e jurídico, que acompanha a garantia, pela Justiça, das medidas protetivas necessária para que possam retomar suas rotinas com segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário