segunda-feira, 17 de agosto de 2020

RN: dessalinizadores implantados pela Semarh garantem água potável ao semiárido

Levar o acesso à água potável e de boa qualidade para o consumo humano é uma das premissas do Governo do RN e para alcançar esse objetivo a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) prossegue implantando sistemas de dessalinização de água no interior potiguar.

Na atual fase do Programa Água Doce (PAD), já foram instaladas 23 tecnologias que atenderão a mais de 5 mil pessoas no semiárido.

Ter água doce em casa diariamente era o sonho das 160 famílias da comunidade Logradouro, em Porto do Mangue. Para a moradora Jaqueline Costa, a máquina chegou para mudar completamente a vida dos moradores. 

No assentamento Caraúbas, em Bodó, a Semarh realizou a ligação do dessalinizador. A comunidade fica a 18 quilômetros da sede urbana e seu abastecimento há anos era realizado por meio de carro-pipa

Além de Bodó e Porto do Mangue, outros 23 municípios potiguares estão sendo contemplados nessa etapa. Através do convênio entre o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e Governo do Rio Grande do Norte estão sendo investidos investidos cerca de R$ 10 milhões para a implantação de 35 dessalinizadores, beneficiando em torno de 9 mil pessoas das comunidades mais vulneráveis aos impactos da mudança do clima, no que diz respeito ao acesso à água.

O valor total do convênio em vigência entre o Governo do RN e MDR é de R$ 24 milhões e tem o objetivo de estabelecer o acesso à água de boa qualidade para o consumo humano, por meio da implantação/recuperação de sistemas de dessalinização em comunidades difusas de municípios do semiárido com baixo Índice de Condição de Acesso à Água (ICAA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário