segunda-feira, 24 de agosto de 2020

UFRN: inscrições para Auxílio de Inclusão Digital iniciam nesta terça, 25

As inscrições para solicitação do Auxílio de Inclusão Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte podem ser feitas nesta terça-feira (25) e quarta-feira (26), por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).

O benefício será concedido para estudantes matriculados em período letivo 2020.1 (2020.6) e que estejam em situação de vulnerabilidade social e identificados como Prioritários para o atendimento da assistência estudantil no Cadastro Único da UFRN. 

O processo seletivo simplificado está a cargo da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae) da UFRN, por meio da Divisão de Assistência Social e Ações de Permanência (Dasap). O edital abrange estudantes dos Campi de Natal, Macaíba, Facisa, Escola Multicampi de Ciências Médicas e Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres) Caicó e Currais Novos.

Com valor de R$ 150,00, o Auxílio tem como objetivo contribuir para que os estudantes possam adquirir pacotes de dados e acessar à internet, de forma a participar integralmente das atividades acadêmicas das disciplinas que estejam matriculados, desenvolvidas na modalidade remota. Os recursos para concessão do benefício são provenientes do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES).

O Auxílio foi concedido anteriormente para os alunos matriculados no Período Letivo Suplementar Excepcional – 2020.5 (PLSE). Está sendo disponibilizado agora com a retomada do período letivo 2020.1 (2020.6) por decisão da Reitoria da UFRN, pois a implantação da Plataforma Alunos Conectados ainda deve demorar um mês para estar completamente operacionalizado. Essa plataforma, criada por meio de parceria entre o Ministério da Educação, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e instituições federais de ensino, vai permitir o acesso de estudantes de baixa renda a bancos de dados da telefonia móvel. 

Dessa forma, segundo a instituição, o Auxílio busca garantir o acesso a pacotes de dados na internet até que o Projeto Alunos Conectados seja implantado na UFRN e os estudantes contemplados estejam automaticamente cadastrados como beneficiários do referido projeto, conforme especifica a retificação do edital 006/2020.1 (2020.6). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário