domingo, 30 de agosto de 2020

TRE-RN lança “Museu Virtual da Justiça Eleitoral do RN“ e o “Museu Virtual Alzira Soriano”

Concretizando um sonho antigo da unidade que se consolida em tempos de pandemia, o Núcleo do Centro de Memória (NCEM) entrega, na última semana da atual gestão, o “Museu Virtual da Justiça Eleitoral do RN“ e o “Museu Virtual Alzira Soriano”. O trabalho foi iniciado em maio e durou cerca de quatro meses, quando os esforços da equipe foram distribuídos entre várias demandas de maior relevância para a memória da Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte (JERN).

Ambos os projetos têm como objetivo maior ampliar o acesso à informação e serviços prestados à comunidade, com destaque para a personalidade feminina de Alzira Soriano, em decorrência de sua importância histórica para a democracia brasileira. Assim, o acesso facilitado do cidadão e em tempo integral a exposições museais, bens, documentos e publicações diversas da JERN constitui valor agregado ao Tribunal e sociedade, a partir das ações do NCEM.

O novo site contempla a história do Cento de Memória Professor Tarcísio Medeiros; exposições temáticas e permanentes; galeria de Presidentes, Corregedores, Procuradores Eleitorais, Diretores da Escola Judiciária Eleitoral e Diretores-Gerais do TRE-RN; imagens de documentos e peças do acervo; informações sobre eleições anteriores (resultados de pesquisas demandadas pelo público); além de publicações de cartilhas da Coleção Memória Eleitoral. O “Museu Virtual da Justiça Eleitoral do RN” também contém espaço para postagem de notícias da unidade e vídeos gravados pela equipe, apresentando alguns ambientes do Centro de Memória e as principais ações desenvolvidas.

É o NCEM contribuindo para a concretização do papel educativo do Tribunal, aproximando cada vez mais a Justiça Eleitoral do cidadão que busca conhecer a história do processo eleitoral e a memória institucional, a exemplo de pesquisadores, acadêmicos e comunidade em geral. Nesse sentido, a entrega que ora a Escola Judiciária Eleitoral do Rio Grande do Norte (EJERN) realiza, por meio do Centro de Memória Professor Tarcísio Medeiros, pode ser considerada referência nacional no âmbito da Justiça Eleitoral ou fora dela.

O “Museu Virtual da Justiça Eleitoral do RN” e o “Museu Virtual Alzira Soriano” são acessíveis pela página principal do Centro de Memória do TRE-RN, na internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário