domingo, 8 de novembro de 2020

Tibau do Sul recebe certificação internacional inédita na América do Sul

O município de Tibau do Sul e sua famosa Praia da Pipa, é o primeiro destino turístico brasileiro a receber a certificação Padrão de Destinos Verdes que é concedida pela Green Destinations, uma fundação holandesa sem fins lucrativos para o turismo sustentável, que lidera uma parceria global de organizações especializadas, empresas e instituições acadêmicas.

O Green Destinations era uma conquista muito esperada pela atual gestão pública de Tibau do Sul. Essa certificação se soma a outras conquistas recentes do destino turístico Pipa, como exemplo de uma gestão que se preocupa com o desenvolvimento e a promoção do turismo. Além do novo certificado, Tibau do Sul ganhou em 2018, o Selo A do turismo, uma classificação do Ministério do Turismo; em outubro deste ano participou e ganhou o prêmio no Concurso do Top 100 Destinos Sustentáveis, sendo selecionada, também, para se apresentar no Seminário Internacional do Green Destinations Day, com o case de boas práticas do Santuário Ecológico de Pipa e, recebeu, ainda, o selo Safe Travel da World Travel Tourism Council, sendo reconhecida como Turismo Seguro pelos seus protocolos sanitários adotados no combate ao Covid-19. 

Essas conquistas são frutos de uma parceria da Prefeitura de Tibau do Sul, associações locais, Senac RN com o Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL) que a gestão de Modesto Macedo trouxe para Tibau do Sul desde 2018. O DEL é um projeto que nasceu na Alemanha e que já atua em vários municípios do Brasil. 

A certificação concedida a Tibau do Sul e única na América do Sul, integra o Padrão de Destinos Verdes, um conjunto de critérios reconhecido pelo GSTC (Global Sustainable Tourism Council) para medir, monitorar e melhorar a política de sustentabilidade e gestão de destinos e regiões.

Para alcançar o mérito, representantes de Tibau do Sul tiveram que participar de treinamento com a Green Destinations e atender a 100 critérios, sendo submetidos à auditoria.

Com validade de até dois anos, o objetivo da certificação é tornar o desenvolvimento sustentável algo concreto, objetivo e demonstrável, abrangendo os temas Gestão de Destino, Natureza e Paisagem, Meio Ambiente e Clima, Cultura e Tradição, Bem-Estar Social, Negócios e Hospitalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário