quarta-feira, 18 de novembro de 2020

Pesquisa da Emparn aponta eficiência leiteira em caprinos em dieta com cactos forrageira

Os produtores de cabras da raça Saanen podem utilizar diferentes espécies de cactos forrageiros na alimentação dos animais sem interferir na eficiência da produção leiteira. É o que avaliou a pesquisa realizada por pesquisadores da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) em conjunto com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Universidade Federal do Agreste do Pernambuco (UFA/PE).

O artigo intitulado “Desempenho de cabras saanen arraçoadas com cactáceas nativas e introduzidas” foi publicado na edição de novembro Revista Acta Scientiarum Animal Sciences.

A pesquisa utilizou xiquexique (Pilosocereus gounellei), mandacaru (Cereus jamacaru), facheiro (Pilosocereus chrysostele), cladódios de cacto cv. miúda (Nopalea cochenillifera Salm-Dyck) e cladódios de cactos cv. orelha de elefante mexicana (Opuntia stricta); mais feno de sabiá (Mimosa caesalpiniifolia) e concentrado.

O artigo foi publicado na edição de novembro da Revista Acta Scientiarum Agronomy e contou a participação dos seguintes pesquisadores José Geraldo Medeiros da Silva (EMPARN), Guilherme Ferreira Costa Lima (EMPARN) e Hidelblano Pereira da Silva(EMPARN), Pedro Etelvino de Góes Neto (UFRN), Emerson Moreira de Aguiar (UFRN), Daniel Barros Cardoso (UFA/PE) e Airon Aparecido Silva de Melo (UFA/PE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário