sábado, 21 de novembro de 2020

Macau: Apac inicia projeto de remição pela leitura

A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) de Macau lançou o projeto “Remição pela Leitura”, para possibilitar a diminuição da pena ao apenado em regime fechado e semiaberto, através de uma atividade produtiva.

A remição pela leitura é prevista na Lei Estadual nº 10.182/2017 e os reeducandos poderão reduzir até 48 dias de suas penas por ano, através da leitura de obras literárias, religiosas, clássicas, científicas e filosóficas, e posterior produção de resenhas ou resumos.

A elaboração do projeto foi realizada em parceria com a APAC e com o Projeto de Extensão “Motyrum Penitenciário: Educação Popular em Direitos Humanos no sistema prisional do Rio Grande do Norte” da UFRN, que contribuirá com a correção dos resumos que serão feitos pelos apenados a partir das leituras.

Atualmente a APAC Macau conta com 12 pessoas em regime fechado e 8 em regime semiaberto e todos podem participar do projeto de remição, que consiste em ciclos de leitura. A cada 30 dias o reeducando tem a oportunidade de ler uma obra literária, indicada pela coordenadoria do projeto, com temas diversos. Ao fim da leitura, deve entregar uma resenha ou resumo que será analisado, observando o tema do livro, questão gramatical, estética e originalidade.

A Associação também oferece, como instrumentos para ressocialização, atividades de labo/rterapia e cursos à distância, além da remição pela leitura.

As APACs são entidades dedicadas à recuperação e reintegração social de apenados, que tem como objetivo humanizar o sistema carcerário, sem perder o caráter punitivista. A Associação não faz parte do sistema judiciário, é uma entidade auxiliar.

O custo por pessoa na APAC é de R$ 718,09, enquanto no sistema tradicional no RN é cerca de R$ 3.700.

Nenhum comentário:

Postar um comentário