segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Defesa Civil e Corpo de Bombeiros farão simulado operacional contra enchentes em Assú

Na tarde desta segunda-feira, o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Elizeu Lisboa Dantas, e o Coordenador Estadual da Defesa Civil, Tenente Coronel Josenildo Acioli, estiveram reunidos, no quartel do Comando Geral da instituição, com o prefeito de Assu, Ivan Lopes Junior, para discutir projetos estratégicos visando preparar a região do Vale do Assú e cidades vizinhas para o enfretamento de desastres naturais, tais como enchentes e deslizamentos de terra.
Na reunião, ficou acertada a realização de um grande encontro entre prefeitos, presidente de câmaras municipais e coordenadores municipais de Defesa Civil daquela região, a ser realizada no dia 10 de março em Assú.Entre os assuntos colocados em pauta, nesta tarde no Corpo de Bombeiros, estavam:
· A importância da realização de um grande simulado na região do Assú reunindo todos os órgãos municipais e estaduais visando preparar a população e os servidores públicos, administrativamente e operacionalmente, para atuarem em casos de desastres.
· A implementação e estruturação das Coordenadorias Municipais e dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil visando ampliar as ações da Defesa Civil nas localidades onde não existe.
· A reestruturação das Coordenadorias Municipais de Defesa Civil nos municípios que já oferecem o serviço.
A reunião durou cerca de uma hora e foi considerada positiva pelo Comandante Geral do Corpo de Bombeiros. “Consideramos a prevenção como a principal ação a ser desenvolvida por nossa instituição. Acreditamos que será através de um bom planejamento, onde se integre todos os órgãos públicos, que conseguiremos executar um serviço operacional com a qualidade que o nosso povo merece. No simulado que realizaremos vamos colocar em prática o plano de contingência ideal para a cidade de Assú”, disse o Coronel Elizeu Dantas.

- Transcrito do DN Online

Obs.: Além da ação midiática, Vossa Excelência o prefeito do Assú por um acaso já tomou alguma iniciativa no sentido de 'desmatar' o leito do Rio Açu que corta a sofrida e ingenua cidade do Assú? Salvo engano, sem pirotecnias, os prefeitos de Ipanguaçu e Carnaubais já tomaram providências nesse sentido.

Até quando os problemas da cidade do Assú só serão discutidos no plano midiático?

Tudo bem que após a quarta feira de cinza não há nada muito interessante programado para acontecer na cidade de Roque, mas daí para que Vossa Excelência queira estender a folia momesca para aflingir a população carente ribeirinha é... Sangue...!!!

E pensar que as águas que provocarão toda essa enchente imaginada por Vossa Excelencia, a qual venha a desabrigar toda essa população ribeirinha, pode ser monitorada e se a PMA resolver fazer seu trabalho de forma eficiente e sem assistencialismo, todo esse carnaval programado e anunciado, não passará de um mecanismo pavoroso para assustar os possíveis e provavéis desabrigados. Peraí, não é depois do período momesco que começa a quaresma? período de reflorecimento de nossos sentimentos cristãos? Esqueci, quaresma também é tempo de penitência. Explicado.

  • Aahh, tinha esquecido, faz um ano e oito meses que Vossa Excelência não consegue concluir os serviços de reparos das residêcias, dos muros e cercas dos vitimados pela enchente de 2009. E isso levando em consideração que o governo federal repassou a módica quantia de mais de oito milhões de reais. Tudo bem. Convenceu, há mesmo a necessidade de se fazer simulações. Espero que essas simulações incluam também gestão, eficiência... da máquina pública municipal. Gastos a PMA já tem por demais. Saravá!!

A propósito, nas quintas feiras acontece um forró super animado em um balneário próximo a um córrego que corta a cidade. Pense num forró seguro!!! Pode faltar tudo, menos policiais fardados e armados, dentro e fora do balneário, a garantir a segurança dos animados forrozeiros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário