segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Natal: A Ribeira será dos livros, da literatura e da música com a 3ª edição do FLIN

A literatura volta a pulsar no coração da Ribeira. De 4 a 7 de novembro, o importante bairro histórico estará em festa com a realização do maior evento literário da capital, o FLIN – Festival Literário de Natal. Escritores, pensadores, poetas, educadores, estudantes e público, ávidos por livros e ideias, poderão curtir a literatura em múltiplas frequências — falada, escrita, interpretada e cantada, em prosa, verso, cordel; em quadrinhos e na web. Todos os dias, das 8h30 da manhã até 0h, os espaços estarão preenchidos com atividades variadas e gratuitas. Debates de alto nível com autores de alcance internacional, encontros onde a literatura potiguar estará presente em várias frentes, espaços do professor, atividades para crianças, palestras, oficinas, recitais, lançamentos de livros e apresentações musicais, numa grande celebração em torno da literatura.

O FLIN contará com a Tenda Principal, espaço climatizado com capacidade para receber 700 pessoas; a tenda Moacy Cirne, também climatizada, com plateia para 100 pessoas sentadas. O museu Djalma Maranhão, com atividades contínuas no auditório Cornélio Campina e salão de exposições Xico Santeiro. E ainda a área externa, com presença dos estandes das principais editoras de livros da cidade, entre elas o Sebo Vermelho e a Jovens Escribas; Cooperativa Cultural da UFRN e Livraria Nobel. Na área de convivência, food trucks, espaço lúdico, biblioteca móvel da Bibliosesc.

Entre as atividades paralelas aos debates noturnos estão o Espaço do Professor Leitor (IDE), Ação SESC de Incentivo à Leitura, Ação Jovens Escribas da literatura potiguar, encontro entre a Academia Brasileira de Letras e a ANRL e Festival de Violeiros do FLIN. Também vai estar integrado ao evento, o espaço Nalva Melo Café Salão, que será ocupado nas três noites com ações da Caravela Selo Cultural.

Este ano, quase 100 autores estarão debatendo nas mesas literárias. Na quinta-feira, a historiadora Mary del Priore, o escritor Alex Nascimento participa pela primeira vez do evento, com Mário Ivo Cavalcanti e Woden Madruga, falando sobre seu novo romance; os poetas Antônio Cícero e Eucanaã Ferraz fazem um baita recital multimídia, na Tenda principal. Também estão no primeiro dia Clarice Freire, Cassiano Arruda Câmara, Marcelo Tavares (Paneloviski), Candice Bezerra, Thiago Gonzaga, Tarcísio Gurgel, Abimael Silva, Antônio Francisco, Hailton Mangabeira, José Acaci, Caroline Cantídio e José Correia Torres Neto. A primeira noite encerra em grande estilo com o concerto da Banda Sinfônica recebendo a ilustre cantora Cida Moreira.

Na sexta-feira, o dia começa com as histórias infantis contadas por Paula Medeiros. Segue com o projeto Elefante Literário e o debate com a escritora carioca Patrícia Barboza, autora de séries de sucesso infanto-juvenis. Os poetas Pedro Balduíno e Regina Azevedo estarão em uma roda de conversa na Tenda principal. Mais debates seguem pela tarde com Aureliano Medeiros e César Ferrario; Roberto Furtado, Wellington Germano e Antenor Laurentino chegam para falar sobre o legado de educação e cultura de Djalma Maranhão. À noite, o foco será para a mesa literária “Gilberto Bem Perto”, com o cantor e compositor Gilberto Gil, a jornalista e biógrafa Regina Zappa e o produtor e poeta Dácio Galvão. Na sequência, um encontro com os grandes historiadores e biógrafos Daniel Aarão e Eduardo Jardim, mediados por Vicente Serejo. A noite será coroada com o show de Gilberto Gil, na praça Augusto Severo.

O sábado será de muitas atividades para professores e jovens. Logo cedo, às 9h, tem o encontro entre a professora, pesquisadora e cátedra em leitura, Eliana Yunes ao lado da educadora Marly Amarilha, dentro do Ação Sesc de Formação para professores. O poeta Eucanãa Ferraz retorna ao palco, desta vez para falar sobre literatura infantil. Depois tem o Concerto Didático com o “Grupo Vocal Acorde”, mais contação de histórias com o Grupo de Teatro Cantos e Encantos, À tarde, a música toma conta com o show “Pipoca Doce” com as cantoras Khrystal, Camila Masiso e Alessandra Macedo (Ação Sesc).

O escritor Tino Freitas é o convidado da tarde com o tema “Palavra também é brinquedo”, a convite do IDE – Instituto de Educação. Milena Azevedo e o desenhista WanderLi estreiam na tenda Moacy Cirne para falar sobre concepção da revista em quadrinhos sobre Djalma Maranhão. O poeta e jornalista Marcelo Panela (Paneloviski) retorna ao papo com Gonzaga Neto e Fábio Farias. Depois, Dinarte Assunção (escritor) e Regina Azevedo. A primeira mesa da noite será uma celebração às Academias Brasileira de Letras e Norte-rio-grandense, com presença de grandes nomes das letras, Antonio Carlos Secchin, Murilo Melo Filho, Diógenes da Cunha Lima, Vicente Serejo, Paulo de Tarso Correia de Melo e Woden Madruga.

Pelo primeira vez no FLIN, veremos o escritor Reinaldo Moraes, que vai debater literatura, erotismo e algo mais, ao lado da jovem escritora Juliana Frank e do jornalista Mário Ivo Cavalcanti. A noite termina mais emocionante na tenda principal, com Marina Colasanti, Affonso Romano de Sant’Anna e Tácito Costa falando sobre Clarice Lispector. Em “Com Clarice”, eles esboçam um retrato sensível da amiga, por meio de ensaios e crônicas, alguns inéditos, eles falam da escritora e de sua obra ou tomam palavras dela para expressar outros sentimentos e ideias guardados desde o começo dos anos 1960. O Festival Literário de Natal termina com o concerto da Sesi Big Band recebe e a cantora Khrystal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário