domingo, 25 de outubro de 2015

Pesar: O ADEUS A JOÃO CRISÓSTOMO - O PROFESSOR DE DATILOGRAFIA

JOÃOO Assu ficou mais triste no dia de hoje (25/10). Partiu mais um de seus filhos. Uma pessoa especial na arte de lidar com o próximo. Foi nesse clima de profundo pesar que recebi a notícia do falecimento do amigo João Crisóstomo Pessoa Tavares – ou simplesmente João de Totó.

João foi um cidadão simples. Honestidade foi sua bandeira empunhada pelos genes da tradicional família assuense. 

Amante da arte e da cultura. Fui um de seus inúmeros alunos, no ano de 1977, do curso de datilografia. Ministrava suas aulas particulares (na casa de seus pais, na Rua Manoel Montenegro) e por convênio, na Liga Operária Assuense. Paciência inigualável na arte de ensinar.

Apaixonado por carnaval. Relembro da luta que encampou para levar as ruas o bloco carnavalesco Os Pombos – chegando a competir “palmo a palmo” com grandes agremiações da nossa cidade na década de oitenta, tanto nas ruas quanto no salão da Associação atlética Banco do Brasil - quartel general do frevo, à época.

Como militante e apologista da arte cênica, chegou a escrever e montar algumas peças teatrais. Era aficionado pela preservação dos objetos antigos. Sempre que encontrava alguma peça que pertencera a personalidades do Assu me comunicava e indagava se tinha interesse em adquiri-la.

Nunca encontrei João com raiva. Sempre trazia um sorriso nos lábios. De maneira amável e simples costumava perguntar como eu estava e como se encontrava minha mãe, esposa, filhos... Era de uma afabilidade incomparável.

Costumava me parar nas ruas para contar algumas piadas para que pudesse colocar no programa da “Princesa” (Assu na Ponta da Língua) e no blog. Sabia da vida de “Bonzinho” como ninguém. Todos os causos desse personagem brejeiro do cotidiano assuense me foram repassados por Crisóstomo. Quando terminava de contar a loa dava uma gostosa gargalhada.

Quem conviveu com João sabe que quando se referia a assuntos polêmicos, sempre opinava com uma pitada de ironia. Sabe também que era um viciado inveterado por cigarro e por um bom café. Estes, talvez, tenham lhe apressado a caminhada rumo a morada eterna.

Neste momento de dor quero prestar minha solidariedade a seu filho Francisco e demais familiares e amigos. Ide em paz amigo e que sejas muito feliz ao lado d’Ele.
 
Foto do Blog REGIStrando
Transcrito do Blog Assu na Ponta da Língua
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário