quarta-feira, 29 de julho de 2020

RN: CNJ define para instalação de cooperativa feminina e de laboratórios de informatica e presídios

O Rio Grande do Norte será contemplado com mais dois projetos para melhoria do seu sistema prisional: a instalação de laboratórios de informática em todas as unidades prisionais do estado e a implantação de uma cooperativa social a ser instalada em uma unidade prisional feminina. As ações fazem parte do programa Justiça Presente, do Conselho Nacional de Justiça. Os dois projetos serão desenvolvidos em conjunto com a organização social Humanitas360, parceira do programa Justiça Presente e que já implantou ambas as experiências no estado do Maranhão.

Inicialmente, os laboratórios virtuais foram instalados no contexto da pandemia da Covid-19 para possibilitar a realização de televisitas aos apenados durante a restrição das visitas presenciais. Além deste uso, os equipamentos constituirão espaços permanentes para a oferta de cursos de capacitação para os servidores penais e de cursos profissionalizantes para as pessoas privadas de liberdade, ambos na modalidade de educação à distância (EaD).

Em relação à cooperativa social, esta será implantada dentro de uma unidade prisional feminina – a ser indicada pelo Rio Grande do Norte - com o intuito de desenvolver ações de capacitação e geração de renda para mulheres em privação de liberdade e egressas. Caberá à Humanitas360, utilizando de metodologia própria, identificar e estruturar quais serão as atividades a serem desenvolvidas pela cooperativa, após conhecer a realidade da unidade a ser contemplada pelo projeto. A estimativa é que ela possa beneficiar inicialmente de 30 a 50 mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário