sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

Natal: Parque da Cidade reabre sala de exposições com mostra da Fauna Potiguar neste sábado (17)

A sala de exposições do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte será reaberta neste sábado (17) com a "Exposição Fauna Potiguar", onde serão exibidos pela primeira vez, em conjunto, duas coleções de animais taxidermizados, ambas referentes à fauna nativa do Rio Grande do Norte. A reabertura é uma parceria com o Museu Câmara Cascudo e estarão à mostra cerca de 40 exemplares de 31 espécies entre mamíferos, répteis e aves. Além de acervo do próprio Parque da Cidade, incluindo insetos e aracnídeos.

A exposição abre a partir das 14h30 e traz ainda uma curiosidade, as personalidades que dão nome às instituições, Dom Nivaldo Monte e Luís da Câmara Cascudo, fizeram parte da equipe de fundadores do primeiro centro de pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o Instituto de Antropologia, que mais tarde daria origem ao Museu Câmara Cascudo.

Os dois não só participaram da concepção e fundação, como também compuseram o primeiro quadro de pesquisadores desse centro de pesquisa, trabalhando lado a lado. Hoje, o Museu e o Parque celebram essa relação apresentando ao público a "Exposição Fauna Potiguar".

Ainda segundo Escóssia, o Parque permite um contato direto com a flora, visto que a vegetação está por toda parte, porém a contemplação da fauna é mais difícil, pois os animais se escondem em meio à mata. "Com a exposição Fauna Potiguar, o público poderá conhecer um pouco dos bichos que vivem no nosso estado, por meio de espécimes preservados, tais como animais taxidermizados, popularmente conhecidos como empalhados e preservados em formol”, finaliza.

Além da parceria com o Museu Câmara Cascudo, o Parque da Cidade vem se articulando com o Museu de Ciências Morfológicas e o Laboratório da Coleção Entomológica, ambos da UFRN, para futuramente ampliar a exposição.

Também no sábado (17), quem vista o Parque da Cidade poderá acompanhar apresentação cultural do projeto Concertos Potiguares em sua última edição de 2022, como o pianista Durval Cesetti, a partir das 16h. Ele que é professor da Escola de Música da UFRN, professor visitante honorário do Conservatório de Música de Tianjin (China) e doutor pela McGill University (Canadá) apresenta recital em homenagem ao grande pianista e compositor, Oriano de Almeida (1921-2004).

Oriano de Almeida é nascido em Belém, mas logo sua família veio para Natal. A apresentação trará a interpretação de seus 20 Prelúdios Potiguares e também obras do compositor polonês Frédéric Chopin (1810-1949). O músico potiguar é descrito como “um pianista de rara musicalidade” (La Presse, Montreal), com “interpretações maravilhosamente seguras e persuasivas” (Europadisc).

Nenhum comentário:

Postar um comentário