terça-feira, 13 de dezembro de 2022

Natal: prefeitura firma parceria com UFRN e UnP para castração de felinos

Com o intuito de controlar a população felina nos grandes bolsões do município, a Secretaria Municipal de Saúde de Natal, por meio do Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) firma parceria com o Projeto de Extensão da UFRN, "Animais e Comunidade" e a UnP realizando desde novembro deste ano, o Mutirão de Castração Felina, destinado a animais de aglomeração populacional.

O próximo mutirão acontece neste sábado (17), no Centro Médico Veterinário UnP, da Avenida Salgado Filho. O Projeto é coordenado pelo Professor Danilo José Ayres da UFRN, tendo o apoio logístico da UVZ da SMS.

O objetivo é realizar a castração de felinos do município que estejam em situação de grande aglomerado populacional, como no campus da UFRN e em abrigos com mais de 50 indivíduos.

A expectativa é castrar em torno de 200 animais nessa etapa com previsão para o próximo ano, expandir o projeto e realizar as ações semanalmente nas dependências da UVZ, na região do Distrito Sanitário Norte II.

Além das castrações, os animais são devidamente vacinados contra a raiva. O Projeto também desenvolve ações de educação em saúde única, disseminando informações quanto à saúde animal e humana, manejo ambiental adequado em ambientes com grande população de felinos, imunização periódica e cuidados em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário