A Prefeitura de Parnamirim apresenta nesta terça, 17, a primeira etapa do Centro Cultural Trampolim da Vitória (CCTV) – implantado no antigo terminal de passageiros do Aeroporto Augusto Severo. A proposta do projeto é preservar a história da cidade e aumentar o fluxo de turistas na região. O CCTV proporcionará atividades culturais, turísticas, educacionais e empreendedoras, além de contar com um museu que destaca a atuação da Força Aérea Brasileira (FAB) na Segunda Guerra Mundial.
No projeto global serão três pavimentos com exposição de 10 aeronaves, salas interativas com simulação de voo, restaurantes e lojas de artesanato. Além do antigo terminal de passageiros, o projeto utiliza ainda outras edificações situadas na Ala 10, unidade da Força Aérea Brasileira, em Parnamirim. Mas, nessa primeira etapa, a Prefeitura estará apresentando apenas o primeiro pavimento.
A área onde funcionava o antigo terminal de passageiros dará lugar a um pavilhão de exposições, com mostras temáticas e exposições de aviões utilizados na época da 2ª Guerra Mundial.
Outro espaço utilizado será o Campo da Aeropostale/Air France, que teve suas origens no ano de 1927, quando aqui chegou Paul Vachet, a fim de instalar um aeródromo para a empresa francesa de aviação, dando início assim a história de Parnamirim.
Além deste espaço, será utilizada ainda a Estação da Lati, fundada em 1939 quando a Linee Aeree Transcontinentali Italiani (Linhas Aéreas Transcontinentais Italianas) construiu seu primeiro Hangar para ligação aérea das Américas com a Europa, em substituição aos alemães, envolvidos na 2ª Guerra Mundial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário