A governadora Fátima Bezerra recebeu em audiência, na tarde desta terça-feira (17), o arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha. Acompanhado pelo pároco de Parnamirim, Padre Murilo Paiva, pelo presidente do Instituto Histórico e Geográfico do RN, Ormuz Barbalho e pela professora Marlúcia Paiva, o religioso veio pleitear apoio do governo para viabilizar a criação do museu de arte sacra na casa onde viveu o Padre João Maria, um dos grandes nomes da igreja católica no Rio Grande do Norte.
O imóvel, que fica na Rua da Conceição, no bairro de Cidade Alta, em Natal, pertence ao Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN) e para que seja cedido será necessário que Governo do Estado e a Arquidiocese manifestem oficialmente o interesse em transformar o prédio em um museu.
O outro ponto de pauta discutido foi a retomada de um projeto para impulsionar o turismo religioso na região do distrito de Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante, onde está situado o Monumento aos Mártires, que foram canonizados pelo Papa Francisco em outubro de 2017. Dentre as reivindicações, a continuação da obra da Estrada Monumental, ligando a Vila de Uruaçu ao Monumento dos Mártires, com 30 estátuas dos santos mártires distribuídos pelo percurso e a construção de uma ponte sobre o rio Jundiaí.
Por determinação da governadora, foi instituída uma comissão formada por representantes do governo (Turismo, Fundação José Augusto, DER, Infraestrutura) e da arquidiocese para elaborar as propostas detalhadas e discutir as possibilidades dentro da viabilidade legal e econômica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário