quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Primeira linha de crédito da América Latina para startups marca inauguração de hub de inovação do BNB no Porto Digital

O Banco do Nordeste é pioneiro ao lançar o programa de crédito FNE Startup, única linha de financiamento bancário para startups na América Latina. A inovação foi apresentada na noite desta quinta-feira, 13, pelo presidente do Banco, Romildo Rolim, em Recife. A linha estará disponível a partir desta sexta-feira, 14, para contratação em todas as agências do BNB. Em Pernambuco, o Banco dispõe de 40 agências distribuídas pela capital e interior do Estado.

Empresas e empresários classificados como microempresa ou empresa de pequeno porte, de acordo com a Lei Geral das MPEs, e Microempreendedores Individuais (MEI), caracterizados como startups, terão disponíveis montante de R$ 2,9 milhões para financiamento de projetos de inovação de produtos, serviços, processos e métodos organizacionais.

O FNE Startup visa fomentar o empreendedorismo, atraindo e mantendo, nos nove estados da Região e no Norte de Minas Gerais e do Espírito Santo, capital humano e modelos de negócios com alto potencial de crescimento por meio de apoio a startups de base tecnológica.

Os financiamentos contemplarão aquisição de bens de capital, folha de pagamento, despesas de remuneração de estagiários, capital de giro, quando exclusivamente associado ao investimento, treinamento, capacitação, aluguel de equipamentos e outros bens e serviços necessários à viabilização do projeto de inovação. Também serão financiáveis despesas com coworking, prestação de serviços especializados, propaganda, publicidade e paid ads, bem como serviços de armazenamento de dados, a exemplo da contratação de serviços de Cloud Infrastructure (servidor, armazenamento, serviços de manutenção) e gastos relacionados à Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Poderão ser financiados até R$ 200 mil por projeto, sendo o limite de financiamento de até 100% de seu valor.

O Banco do Nordeste foi o primeiro banco público a criar um hub de inovação. Atualmente, o Hub dispõe de 3 unidades, com espaços de coworking em Fortaleza (inaugurada em 2017), em Salvador (inaugurada em 2018) e agora em Recife. Em cada uma delas há espaço para abrigar 10 startups residentes. No momento, o Edital 2020 está com inscrições abertas para 21 vagas, assim distribuídas: 10 para Recife, 6 para Fortaleza e 5 para Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário