quarta-feira, 30 de março de 2011

Cegueira geral e isonômica

Vinte e cinco milhões de reais a serem gastos com oftalmologia, nos próximos nove meses!!!
Quanto custa mesmo para o SUS uma cirurgia de catarata? Uma consulta? uma correção de... uma consulta?
O sistema municipal de saúde de Assú, na área de oftalmologia gastou quanto mesmo nos últimos dois anos?
Se não foi engano, apenas nos próximos vindouros nove meses (uma gestação), a administração TRABALHO E TRABALHO da cidade do Assú tenciona gastar a modesta e insignificante quantia de VINTE E CINCO MILHOES DE REAIS apenas num único contrato com um Hospital de oftalmologia particular.
Levando em consideração o valor acordado entre a Prefeitura do Assú e uma empresa privada, a primeira (PMA) estimou que gastará um pouco mais de novecentos reais com cada habitante da cidade do Assú, apenas no item: oculista, melhor, oftalmologista.
Será que nesse calculo está calculado também a aquisição dos óculos?
Perguntas para os vestibulandos: os médicos contratados pela PMA serão demitidos? Saúde pública do Assú foi terceirizada? Os contratos com as empresas que transportam os que necessitam de atendimentos médicos para as cidades de Natal e Mossoró, foram cancelados
Pergunta final: se a cidade dispõe de VINTE E CINCO MILHÕES DE REAIS apenas para aplicar no setor de oftalmologia, nos próximos nove meses, por que se vangloriava pelo fato de atender 100 pacientes nessa área/mês? Será que era porque o atendimento era realizado no Centro Clínico? Maass, o atendimento no setor privado, não será custeado pelo setor público?

  • Hummm, economizar e proivatizar: tudo a ver. E pensar que esse tipo de pensamento tinha sido derrotado, juntamente com FHC. Muita calma nessa hora. Por onde 'mermo' anda o vice prefeito do Assu e sua companheirada nessas horas? Tudo bem, a PMA ainda não contratou nenhum otorrinolarigologista, faz sentido!
Peraí, perái, será que a  cidade do Assú, ‘derrepentemente’, foi acometida por um acesso de cegueira? Será que Assú está a vivenciar a realidade descrita por José Saramago?
AAff, e olha que faz tempo que Roque descobriu ‘o grande mistério’,  que é a vida extraterrena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário