segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Durante a greve, 59 morrem com bala na cabeça

Josias de Souza
Colunista da Folha de São Paulo
Decretada em assembleia da noite de 31 de janeiro, a greve da Polícia Militar da Bahia produziu estatísticas macabras. Entre 1o de fevereiro, data em que os PMs cruzaram os braços, e a manhã deste sábado (11), dia em que decidiram voltar ao trabalho, foram assassinadas em Salvador 167 pessoas.

Os repórteres Rogério Pagnan, Fábio Guibu e Graciliano Rocha deram-se ao trabalho de mergulhar nos ‘boletins de ocorrência’ do Departamento de Homicídios da Polícia Civil baiana. Manusearam documentos lavrados entre 31 de janeiro e 9 de fevereiro. O resultado da análise foi levado às páginas da Folha.

No período pesquisado, os cadáveres eram contados em 109. Excluindo-se seis pessoas passadas na faca, duas linchadas e uma carbonizada, chega-se ao numero de assassinados a bala: 100. A maioria dos corpos, 59, desceu à cova com perfurações de tiro na cabeça. Coisa típica de execução.

Vale a pena ouvir o diretor do Departamento de Homicídios da Bahia: “Quando alguém atira na cabeça é porque conseguiu chegar perto da vítima. Não é tiro para se defender ou apenas ferir outra pessoa. É para matar.”

Dos 109 homicídios cobertos pela pesquisa dos repórteres, 99 ocorrem nos subúrbios, nas favelas e nos bairros pobres de Salvador. No alvorecer da greve, o governador Jaques Wagner creditara parte das mortes a grevistas interessados em espalhar o pânico. Dissera que, havendo provas de execução, a suspeita viraria denúncia formal.

Torça-se para que o encerramento da greve não elimine a curiosidade do governador. Antes desejável, a elucidação dos assassinatos tornou-se algo imperioso. O silêncio da banda boa da PM da Bahia –supondo-se que ela exista— é constrangedor e apavorante.

Constrange porque passa ao contribuinte a impressão de que o dinheiro que lhe tiram da carteira financia o crime. Apavora porque não se vislumbra, por ora, a mais remota perspectiva de punição dos criminosos. Ou muda-se o quadro ou nada do que as autoridades baianas disserem merecerá respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário