sábado, 4 de fevereiro de 2012

Inovações na 'locadora'


Durante três dias desta última semana os profissionais de educação do Assú estiveram reunidos para discutirem, vejam só, gestão democrática e outros penduricalhos do gênero. Estas reuniões-encontros foram denominadas de Semana Pedagógica e os profissionais em educação tiveram cerca de quatro horas para irem a escola e planejarem o retorno do ano letivo de 2012. Ahh, o tema mesmo é Gestão Democrática: Estratégias para uma liderança inovadora.

É assim que caminha a educação do Assú!

Beeemm, como perguntar é sempre salutar: como mesmo é que se discute gestão democrática ou liderança inovadora, numa realidade em que os gestores precisam apenas e tão necessariamente ser parente de um politico ou mesmo e principalmente, ser cabo eleitoral de algum 'líder politico' da cidade. Este é o único pré requisito para ser gestor de alguma escola, centro educacional ou seja lá que apelido a 'locadora' dar as unidades educacionais da cidade de Cecília de João Branco.

Aaafff, mas vamos concordar, a 'locadora' secretaria de educação bem que desta vez foi criativa: Gestão democrática! Éééé... pena que a prática fica bem longe da teoria!!

É por essas e outras que tem escola funcionando há mais de dois anos em sedes de centro comunitários, com funcionamento precaríssimo; escolas caindo os pedaços como a Alferes Soares Filgueira, (foto) em Piató e escolas em reforma há cerca de um ano, como a Maria Neuda, situações que comprometem sobremaneira o principio da dignidade da pessoa humana.

Por onde anda mesmo os conselheiros tutelares, os representantes do sindicado dos profissionais em educação e... a promotoria pública? De fato algumas escolas estão sendo reformadas, com recursos federais. Mas e os recursos próprios destinados à educação, onde mesmo eles estão sendo aplicados?

- A reforma do Maria Neuda passa de cento e vinte mil reais e se arrasta por cerca de dez meses. Já uma escola na zona rural foi privilegiada com a reforma de sua caixa d’água, a qual custará aos cofres federais, cerca de trinta mil reais. Vamos concordar de novo: algo de muito especial tem nessa caixa e na Maria Neuda!

Tudo bem, pelo menos a 'locadora' se preocupa com a alimentação das crianças: este ano cerca de um milhão de reais serão gastos para alimentar cerca de sete mil alunos inscritos na rede municipal de ensino. Isso nos remete a outro ponto: os lugares onde toda essa alimentação está sendo confeccionada têm condições higiênicas e sanitárias para tal?

A propósito, os gestores da secretaria de educação de Assú estão lá a geri-la há cerca de uma década.

Foto: Blog de Olho no Assú

Nenhum comentário:

Postar um comentário