quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Em 5 anos, tudo pode ocorrer


Um poderoso sultão, sábio entre os sábios, possuía um camelo muito inteligente. Obedecia a todas as ordens que nem precisavam ser emitidas de viva voz. Faltava-lhe apenas o dom da palavra. Esse detalhe entristecia sobremaneira o sultão. Um dia, decidiu convocar o Grande Conselho e chamou o grão-vizir.
- Quero que ensine meu camelo a falar!
- Mas isso é impossível.
- Cortem-lhe a cabeça! Tragam-me o adjunto!
Mesma afirmação de desejo sultanesco, mesma resposta, mesma sentença. A cena repetiu-se diversas vezes e cabeças rolaram. Exasperado o sultão declarou.
- Aquele que ensinar meu camelo a falar será meu grão-vizir.
Silêncio! O sultão repetiu a exortação. Eis que surgiu um humilde ajudante de cozinheiro. Disse:
-Dá-me, ó incomparável senhor, um prazo de 5 anos, e farei falar teu camelo.
Estupefação geral. Seguida do cumprimento da promessa.
-Doravante, és meu grão-vizir! Mas se falhares, sabes o que te espera!
- Bem sei!
Encantado, o jovem fez profunda reverência e saiu correndo para dar a boa notícia à esposa.
- Infeliz, acabas de assinar tua condenação.
- Não é bem assim, meu bem. Pedi 5 anos. Você sabe que muitas coisas poderão acontecer em 5 anos : morre o camelo, morre o sultão...

- Transcrito do site Migalhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário