segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Parnamirim: aluno do 8º ano conquista medalha em Olimpíada de Matemática

O aluno Thyalirson Hyurishardson Gonzaga da Silva, 13 anos, da Escola Municipal Nestor Lima, localizada no Bairro de Passagem de Areia/Parnamirim, apesar da pouca idade já coleciona proezas estudantis dignas de quem tem um futuro muito promissor no campo científico.


Ele é medalhista de ouro da edição 2014 das Olimpíadas Brasileiras das Escolas Públicas (OBEP), realizada anualmente pelo Ministério da Educação. O estudante do 8º ano do Ensino Fundamental está entre os 200 melhores do pais na competição que seleciona os alunos com melhores desempenhos na disciplina. É o único do Rio Grande do Norte a obter médias nacionais no certame.

Esse feito já chamaria a atenção s parasse por aí. Mas o resultado expressivo lhe rendeu um convite para participar, junto 30 alunos de todo o Brasil, de um evento preparatório para olimpíadas internacionais do gênero que será realizado de 20 a 24 de janeiro de 2015 em Brasília .

Não foi a primeira vez que Thyalirson obteve altas notas na OBEP. Em 2013 já havia conquistado a medalha de bronze na competição ficando entre os 6.500 melhores alunos do pais. Foi premiado com uma bolsa de Iniciação Científica do PIC- Programa de Iniciação Científica do Ministério da Educação.

Através do programa, Thyarlison frequenta atualmente reuniões mensais no IFRN com alunos e professores potiguares que analisam, debatem e solucionam questões de matemática em fórum que já dura dez meses e que tem avaliações periódicas.

O aluno afirma que o talento à matemática nasceu cedo por volta dos seis anos de idade, "quando eu já me envolvia naturalmente com questões de lógica. Sempre gostei muito de análise combinatória".

O professor de Matemática Danilo Pinheiro, que ensinou e observou praticamente todo o desenvolvimento do jovem aluno, destaca sua natural habilidade para a ciência: "Ele conseguiu muitas proezas em pouco tempo e já chama a atenção pela capacidade que apresenta. O conselho que sempre dou é que ele continue o aprendizado com humildade, pois talento ele tem de sobra", opinou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário