quarta-feira, 4 de março de 2015

Prefeito do Assú abre ano legislativo destacando que “Trabalho e Trabalho” não tem sido apenas lema da gestão

O prefeito do Assú, Ivan Júnior, fez nesta terça-feira (3), no Plenário João Marcolino de Vasconcelos, do Palácio Ulisses Caldas, sede do legislativo assuense, a leitura da mensagem anual do executivo municipal. O ato deu-se durante a sessão que marcou o inicio do ano Legislativo de 2015, da Câmara Municipal do Assú.

Na ocasião, o gestor municipal ressaltou o momento não apenas como um cumprimento à determinação legal, mas, também, como um ato que assegurava ao Poder legislativo e aos cidadãos assuenses o pleno exercício dos seus direitos de informação e fiscalização.

A leitura foi acompanhada pelos vereadores, titulares das secretarias municipais, representantes de outros poderes e entidades da sociedade em um plenário lotado.

Ivan Junior destacou que ‘Trabalho e Trabalho’ não tem sido apenas o lema da gestão, tem sido os resultados e os frutos gerados em todos os setores da administração. Neste sentido, mostrou que os indicadores econômicos e sociais colocam hoje o município do Assú em uma situação confortável no Estado do Rio Grande do Norte, inclusive, com grande competitividade na atração de novos negócios. E, citou exemplos como grandes marcas, grandes franquias e grandes instituições estaduais e federais com chegada em Assú nos últimos tempos como Procon, Ministério Público Federal e, brevemente, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

O prefeito mostrou que apesar das dificuldades e da lenta expansão econômica do país, que impactaram a arrecadação e as finanças dos municípios, o resultado das ações da prefeitura do Assú foi positivo em 2014, das políticas de desenvolvimento social, educação e saúde à infraestrutura.

Em relação aos investimentos, Ivan Júnior mostrou que a gestão tem garantido com recursos próprios as contrapartidas para muitas obras e programas e, ainda, com recursos próprios realizado também investimentos entre outros, em reformas, ampliações e construções de unidades básica de saúde e escolas. Mas, destacou que tem investido os recursos próprios do município, principalmente, para cuidar das pessoas: filhos e filhas do Assú.

O prefeito ressaltou as obras e ações estruturantes como a construção da Praça da Juventude, trazendo à urbanização de uma das mais movimentadas áreas do centro da cidade; a realização na sua gestão do segundo concurso público, desta feita para provimento de 121 cargos de níveis médio e superior; o fortalecimento das equipes de estratégia de saúde da família por meio do programa “Mais médicos”; a conclusão de 85% da obra da Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24H; a inauguração da segunda academia pública dentro do Programa Academia as Saúde; a inauguração da Escola Municipal Monsenhor Américo Vespúcio Simonetti, ensino de educação infantil, com capacidade para atender 350 crianças; início das obras do primeiro centro de referência Especializado de Assistência Social – CREAS; pavimentação em paralelepípedos de sete ruas no bairro Bela Vista.

Ivan Júnior também abordou o amplo conjunto de políticas sociais interligadas e voltadas para os segmentos mais desfavorecidos da sociedade com a execução dos programas Vale Cidadão, Cesta Básica e Bolsa Educação e os investimentos no apoio ao esporte por meio dos jogos estudantis, campeonatos de futsal e futebol, atletismo, ciclismo e taekwondo.

Outro ponto destacado dentro da área de desenvolvimento social foi o trabalho na habitação com a construção de 396 casas pelo Minha Casa Minha Vida, já em fase de andamento – por parte da instituição credora – do processo de análise dos documentos dos possíveis beneficiários.

O prefeito relacionou o trabalho de gestão integrada de convivência com a seca, em razão da maior estiagem da nossa história nas últimas décadas, num investimento com recursos próprios do município superior aos dois milhões e meio de reais nos últimos dois anos.

Para 2015, o prefeito Ivan Júnior anunciou a pavimentação em paralelepípedos no Bairro Frutilândia das ruas: Padre Antônio Aragão Cabral, Manoel Gonçalves Soares de Amorim, Conde Idalino de Souza, Projetada II e III, Padre Elias Bezerra, Padre Urbano Montenegro Pessoa, Manoel Tavares Cavalcante, num investimento de 607 mil 57 reais e 14 centavos; além de um cronograma de outras ruas no próprio Frutilândia, Feliz Assu, Vertentes e Parati.

Na área de infraestrutura e novas obras o gestor anunciou ainda a construção da primeira etapa do novo abatedouro público, num investimento de 560 mil e 250 reais; uma quadra poliesportiva no bairro Alto São Francisco, investimento de 250 mil; e a pavimentação em CBUQ nas ruas Doutor Fernando Bustamant e Coronel Wanderley, num investimento de 522 mil 532 reais e 43 centavos.

Ivan Júnior acrescentou que os resultados são frutos do trabalho e do compromisso que assumiu com o Assú, no propósito de estabelecer patamares cada vez melhores de desenvolvimento humano e social. Razão pela qual, ele disse estimular a boa convivência, pregado a necessidade do diálogo, da união e do bom senso. “Sei que briga politica não coloca asfalto nas ruas, nem constrói unidades de saúde ou tão pouco irá melhorar a educação para a população”, frisou.

Finalizando, o prefeito destacou que o município tem alcançado nos últimos seis anos índices de desenvolvimento compatíveis com a importância e grandeza do nome Assú e, ressaltou, que neste caminho o Assu vai comemorar em 16 de outubro de 2015, 170 anos, com a alegria de quem renasceu.

- Matéria encaminhada por uma das várias assessorias de imprensa da PMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário