domingo, 24 de maio de 2015

Assú: saúde municipal sucateada. Nem um simples curativo a rede municipal faz

O homem sofreu um corte no dedo de uma de suas mãos (Foto: Juliano Lima)Nos últimos dias circulou pelos blogs da cidade da Assú matéria que mostrava um cidadão que necessitou adquirir, com recursos próprios, materiais necessários para que fosse realizado um curativo em um de seus dedos.


A matéria ainda mostrava que a necessidade da aquisição deveu-se ao fato do Hospital Regional sediado em Assú não dispor deste tipo de material e em razão disto o cidadão foi a uma farmácia compra-los para que a equipe de enfermagem deste hospital realizasse tal procedimento. Ok

Agora... o Hospital Regional é o local cabível para a feitura deste tipo de procedimento? Tuuuudo bem, sabidamente 'se sabe' que o Hospital Regional está sucateado, maaaasss, este tipo de procedimento não é, definitivamente, para ser feito nesta unidade hospitalar de média complexidade.
Material que o próprio paciente teve que comprar (Foto: Juliano Lima)


Cá prá nós, as unidades de saúde básica de saúde da cidade do Assú não funcionam, nem a contento. No máximo tem médico para consultas eletivas e uma cesta bem básica de medicamentos.

Curativos, nebulização... isso lá num tem não e, oxalá, terá no Pronto Atendimento, o qual funciona com um efetivo humano invejável (tem uma ruma de pessoas contratadas atuando, teoricamente, lá) que só funciona em horário comercial e... se o paciente precisar de nebulização ou tomar soro, terá que ir para o Regional.

Cá prá nós de novo, a negligencia e sucateamento da saúde demonstrada na negligencia ao senhor do curativo é, do sistema de saúde pública do município do Assú e não do Hospital Regional que neste caso, iria realizar um procedimento que não é de sua competência.


- Fotos: copiadas do Blog De Olho no Assú

Nenhum comentário:

Postar um comentário