quarta-feira, 21 de junho de 2017

Natal: Distrito Sanitário Sul promove ação de promoção à saúde no CDP Pirangi

O Distrito Sanitário Sul, em parceria com o Núcleo de ISTs/Aids da Secretária Municipal de Saúde(SMS) promoveu nesta terça-feira (20) e quarta-feira (21) uma ação de promoção à saúde no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pirangi.

Esse tipo de ação voltada para o sistema prisional começou a ocorrer desde 2012, quando o Ministério da Saúde registrou uma resolução incluindo-os nos serviços disponibilizados pelo SUS, deixando a adoção das ações de maneira facultativa para os municípios. O Distrito Sul realiza o trabalho mensalmente no CDP de Pirangi e bimensalmente no CDP de Candelária.

Como o Centro de Detenção de Pirangi é uma unidade majoritariamente de triagem, a rotatividade de apenados é maior, então a possibilidade de estar em contato com doenças torna-se maior. Sendo assim, é preciso que o cuidado seja ainda mais preciso.

A ação disponibilizou, para agentes penitenciários e pessoas privadas de liberdade, testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis de HIV/Aids e Sífilis, assim como vacinas de diversos tipos e uma palestra com Emilly Miranda, responsável do Núcleo de IST/Aids, sobre HIV. As ações contam com atendimento médico e de enfermagem, objetivando ampliar o serviço de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário