quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Igarn, Defesa Civil e UFRN testam nova tecnologia de inspeção de barragens no RN

Uma parceria inovadora que está sendo firmada entre o Governo do Estado, por meio do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn) e da Defesa Civil, junto à Universidade Federal do Rio Grande do Norte, por meio do Departamento de Geofísica, trará o auxílio de equipamentos para detecção de fissuras nas barragens do Estado.

Esses equipamentos vão detectar problemas abaixo do solo e das estruturas (que não são vistas apenas com inspeções visuais); análise geológica fornecida pelo próprio departamento; além de utilização de sensores sismográficos, registradores digitais e antenas de GPS, que proporcionarão a otimização dos serviços de inspeção de barragens.

Nesta quarta-feira, 30, foi organizada uma visita à barragem de Campo Grande, localizada em São Paulo do Potengi em que representantes do Igarn, Defesa Civil e UFRN discutiram e avaliaram a utilização dos equipamentos no reservatório como uma fase de testes. Posteriormente, serão visitadas as barragens públicas de Passagem das Traíras (em São José do Seridó), Gargalheiras (Acari) e Calabouço (Passa e Fica), e as particulares, Barbosa de Baixo (Caicó) e Riacho do Meio (Equador).

O estudo visa garantir a otimização das vistorias nos reservatórios potiguares possibilitando o monitoramento remoto dos mananciais. O objetivo é que em um segundo momento todos os reservatórios ou outras construções no estado que possam oferecer algum risco de desastre possam ser mapeados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário