quinta-feira, 25 de junho de 2020

MPRN: aplicativo Tô de Olho, disponível também para Iphone

O aplicativo Tô de Olho, criado pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) e pelo Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), agora também está disponível para Iphone na loja Apple. A plataforma de engajamento cívico foi idealizada para criar uma rede de proteção contra a Covid-19. O objetivo do aplicativo Tô de Olho é disponibilizar técnicas avançadas de inteligência artificial para a sociedade potiguar e ajudar a reduzir a cadeia de contágio do vírus.

O Tô de Olho também oferece o rastreamento de contato, que é sua funcionalidade mais utilizada atualmente. Através do rastreamento é possível identificar se um usuário do aplicativo teve contato com uma pessoa sabidamente infectada. No app, o usuário visualiza através do seu status de risco quando houve ou não um contato com infectado. Quando isso acontece, o usuário é notificado e o dia e distância de cruzamento são informados para o usuário. Até o momento, já foram identificados mais de 1500 contatos entre usuários do Tô de Olho e pessoas sabidamente infectadas. Esta identificação precoce do contato com o infectado tem fundamental importância na contenção da propagação do vírus, já que as pessoas notificadas são aconselhadas a reforçar as medidas de isolamento social por um período de 14 dias.

A rede de proteção criada pelo Tô de Olho também foi aderida ao aplicativo Nota Potiguar, da Secretaria Estadual de Tributação. Através desta parceria, os 250 mil usuários do Nota potiguar podem compartilhar os dados das suas compras com o Tô de Olho que irá verificar se naquele momento da compra, existia alguma pessoa infectada no mesmo ponto de venda. Quando isso acontecer, o usuário do Nota Potiguar receberá uma ligação informado sobre tal eventual contato com infectado. Todos os dados de cruzamento identificados são apresentados através de gráficos para os gestores municipais e estaduais, onde é possível saber quais bairros de uma cidade mais contribuem com a proliferação do vírus, o número de contatos por dia e um mapa de risco que apresenta os municípios com maiores chances de colapsarem suas redes de atendimento diante dos dados coletados pelo Tô de Olho.

O uso do Tô de Olho é totalmente gratuito, bastando o cidadão aderir se cadastrando no site ou baixando o aplicativo na loja da Google ou na loja da Apple.

Nenhum comentário:

Postar um comentário