terça-feira, 2 de junho de 2020

Parnamirim: pacientes são transferidos, e UPA é reaberta após dois dias

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Nova Esperança, localizada em Parnamirim, voltou a atender novos pacientes na noite desta segunda-feira (1º). Por causa da superlotação, a unidade havia fechado as portas no sábado (30) para dedicar a assistência apenas aos que já estavam internados.

Foram dois dias de suspensão de novos atendimentos. Com capacidade para apenas 19 leitos, a UPA de Parnamirim chegou a ter 25 pacientes internados no sábado, a maioria dos doentes diagnosticados com a Covid-19. Apenas novos casos de pediatria estavam sendo acolhidos.

Desse total, 7 foram encaminhados para o Hospital Municipal de Campanha, que foi aberto nesta segunda; 2 foram transferidos para o Hospital Márcio Marinho, em Pirangi do Norte; outros 2 foram levados para o Hospital Giselda Trigueiro; 1 está no Hospital da Polícia Militar; e outro foi transferido para o Hospital Luiz Antônio, da Liga.

Com isso, até a publicação desta reportagem, na noite desta segunda, a UPA tinha 10 pacientes internados (8 na Sala Amarela e 2 na Sala Vermelha-CTI) e mais um na sala de estabilização.

Nesta segunda, a Prefeitura inaugurou o Hospital Municipal de Campanha. A estrutura foi montada no Centro Especializado em Reabilitação (CER), no bairro Vida Nova, e contará com 44 leitos de internação, para dar apoio aos pacientes de Covid-19 com sintomas leves e moderados.

Na primeira fase, serão 14 leitos disponíveis, sendo dois de estabilização exclusivos para pacientes graves. A função desses leitos é manter o paciente estável, até que ele possa ser transferido com segurança para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O espaço é diferenciado dos demais, pois conta com respiradores e outros equipamentos avançados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário