segunda-feira, 27 de abril de 2015

Diálogos às Vistas com o professor Durval Muniz

Uma reflexão sobre a tradição e a contemporaneidade ao nosso redor, através de obras visuais. Essa é a principal proposta do projeto Diálogos às Vistas, idealizado pelo Mestre em Antropologia e artista visual Jean Sartief. Selecionado pelo Fundo de Incentivo à Cultura do ano passado (FIC 2014), o projeto reúne jovens e talentosos artistas residentes em solo potiguar. Em uma de suas etapas, o Diálogos às Vistas promoverá a fala “A invenção do Nordeste e outras artes”, do professor e escritor Durval Muniz de Albuquerque Junior, que acontecerá no dia 27 de abril, às 18h, na sala 30 do Deart, na UFRN, aberta ao público.

Além da participação do professor Durval Muniz, falas com outros convidados também deverão acontecer. De acordo com Jean Sartief, o projeto Diálogos às Vistas foi pensado coletivamente para se discutir, refletir, propor, criar, efervescer dentro do conceito, ou melhor, dentro do questionamento sobre a tradição e contemporaneidade ao nosso redor. Como elas convivem? Como são suas naturezas? Até onde somos tradicionais e somos contemporâneos? Misturam-se? Separam-se? “O projeto é acima de tudo um desafio e um enigma que não precisa ser desvendado como uma resposta pronta, mas lançado como uma proposição investigativa”, explica o artista.

Nesta proposta, os jovens artistas convidados a integrar o projeto vão estabelecer um conjunto de dados e relações, numa proposição dialógica que se assemelha a uma convivência de residência artística para criarem obras a partir desses encontros que vão gerar elementos para integrar seus trabalhos. Desse convívio nascerá uma exposição de artes visuais envolvendo a temática Tradição e Contemporaneidade no Nordeste. “A ideia é que os três artistas e o coletivo envolvidos dialoguem e apresentem um conjunto de obras para uma exposição, além da construção coletiva de um texto curatorial. A tudo isso se soma a participação integrada da curadora Sânzia Pinheiro que junto comigo intermediará diversos encontros, instigando os artistas a pensarem e produzirem criativamente em suas linguagens”, explica Jean.

Participam do projeto os artistas Dora Bielshowsky, João Pedro Tavares, Isadora Gomez e o Coletivo ES3, que produzirão uma obra coletiva, que será doada a Funcarte e integralizada ao acervo municipal. Também será elaborado um catálogo virtual.

Jean Sartief ressalta que a exposição apresentará uma rica pesquisa poética e de linguagens de trabalhos individuais que se fundirão, tocando na reflexão sobre a própria construção, na identidade potiguar de como somos e para onde vamos.

- Informações encaminhadas pela assessoria de Comunicação do Diálogos às Vistas

Nenhum comentário:

Postar um comentário