quarta-feira, 24 de junho de 2015

Após empate, STF encerra prisão preventiva de ex-deputado José Riva

Após o empate no julgamento, a 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal concedeu, na terça-feira (23/6), a soltura do ex-deputado estadual José Riva (PSD). O ex-parlamentar estava preso preventivamente desde 21 de fevereiro deste ano.

Riva é acusado de desviar R$ 60 milhões da Assembleia Legislativa de Mato Grosso por meio de contratos fraudulentos com papelarias. Em 2014, ele foi preso durante a operação ararath, que apurava um esquema de lavagem de dinheiro.

O colegiado terminou dividido no caso, proferindo dois votos a favor e dois contra a liberação do ex-deputado. Conforme o Regimento Interno do STF, em caso de empate no julgamento de Habeas Corpus deve prevalecer a decisão mais favorável ao réu.

O argumento para liberar o ex-deputado era de que ele já estava muito tempo preso e que não havia como o réu interferir no processo, pois já não é mais parlamentar e os crimes de que é acusado ocorreram há muito tempo. O entendimento contrário era de que o STF deveria aguardar as decisões das instâncias anteriores.

O advogado de defesa do ex-deputado, Rodrigo Mudrovistch, afirma que o tempo total de prisão preventiva de Riva (quatro meses) é um “absurdo”. Segundo ele, o uso excessivo da medida cautelar deve ser repensado, pois muitos “juízes têm usado a prisão preventiva como antecipação de pena”.

Clique
aqui e leia a decisão.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário