sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Assú se prepara para sediar 1º PASSEIO de BICICLETAS nos BAOBÁS do Vale do Açú

O evento ”Bicicletas nos baobás do vale de Açú”, que ocorrerá sábado (3), é um projeto da Organização Baobá, em parceria com a Prefeitura do Assú, com o objetivo de incentivar o “ecocicloturismo”, o esporte e principalmente promover a bicicleta como meio de transporte não poluente e promotor da saúde.

O grupo é composto por 30 ciclistas e sairá de Natal no dia 03 de setembro de 2011, sábado, às 6:00 horas da loja AGAÉ, vizinho ao Natal shopping, com retorno à capital previsto para o dia seguinte, domingo, após o café da manhã.

O ROTEIRO
O grupo chegará à cidade por volta das 9 horas da manha deste sábado e será recepcionado em frente ao batalhão; percorrerá a cidade; os casarios antigos do centro ; seguindo para a rádio Princesa do Vale onde será entrevistado; Dalí segue para o destino principal: OS BAOBÁS. Na parte da tarde o grupo trá como destino o Porto Piató e sua bela paisagem integrada à Floresta Nacional do Assú, considerada a maior lagoa de água doce do estado. Já às 19 horas o grupo fará uma palestra na praça J kelly.

Os integrantes visitarão a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves; os casarios antigos do centro da cidade; a lagoa de Piató que é integrada a Floresta Nacional do Assú, considerada a maior lagoa de água doce do estado e os seus baobás gigantescos, região considerada como a maior concentração de baobás por m² deste porte no país.

O município do Assú, localizado no sertão potiguar, mais precisamente na região do Vale do Açu, está distante 210 quilômetros da capital potiguar. Com uma população de 54 mil habitantes, sua economia se baseia na indústria ceramista, na agricultura irrigada, no comercio, na pecuária, exploração de petróleo e na pesca, abrigando ainda riquíssimo potencial turístico nos segmentos rural e religioso. Assú também é a Terra-Natal da bem-aventurada Irmã Lindalva.

“Os motivos que levam as cidades criarem estruturas cicloviárias são diversos. Cidades de países desenvolvidos, por exemplo, tradicionalmente justificam a implantação de planos cicloviários com base na questão ambiental e no uso excessivo do automóvel. Nesses casos, a bicicleta tem um papel de elemento estruturador, e não de mero ator coadjuvante”. Do livro A bicicleta e as cidades, do Instituto de Energia e Meio Ambiente.

Programação/Noite
Haroldo Mota: palestra sobre meio ambiente e a importância das árvores
Dra Victória Regia: a saúde bucal com apresentação de teatro de mamulengos.
Raimundo Bezerra: professor de biologia, falará sobre as árvores de baobás.
Benilton Lima: Bicicleta e inclusão social

Filmes
Para finalizar a programação da noite, serão exibidos dois documentários: “A Revolta”, documentário de 7 minutos falando sobre a vida do grande artista e ecologista Frans Krajcberg, e o outro “Ecociclo” com 25 minutos, projeto de inserção sócio cultural e ambiental ambos do ambientalista Haroldo Mota.

Matéria encaminhada pela assessoria de imprensa da PMA


Obs.: apesar de truncada, a matéria acima é uma clara demonstração da falta de planejamento e organização da prefeitura do Assú. A divulgação de tão importante evento dar-se horas antes de sua execução, sem contar que  a ‘intensidade’ da programação por si só demonstra uma falta de atenção para a inserção da cidade num roteiro sério de turismo. Tudo bem que a cidade do Assú, apesar de contar com centenas de ciclistas, não dispõe de espaço adequado para que estes possam trafegar com segurança e que a estrada que liga o centro a Lagoa do Piató é apenas... trafegável, mas... beeemm, se brincar os ciclistas acabarão vindo da Lagoa de Piató de carro, ou... chegarão atrasados à Praça Jota Keuler.

A propósito: por onde anda mesmo o secretário adjunto de turismo de Assú? Geeennnte, o ômi assumiu e... sumiu. Num é que mesmo depois de meses em que assumiu o ‘posto’, o titular desta pasta não apresentou e nem realizou... nadica de nada. Maaasss... ele participou da festa de São Cristóvão. Aahh, ta!

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjAc-NIvaQdyGE9w0kt6WN53-Bq1y0tYkPeT7PSvzFLQAENeV1qrr7Q8l3VvNqrBaUGs10qRQfNAVHdj9VQ5rpSII_fR0V6-CVr1tf5q9muQ8cPXYJ3YuCrb_qybuA4Q0dql7AedpW1hEM/s1600/ESTRADACASTANHA.JPG

Nenhum comentário:

Postar um comentário