quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Neo coronelismo em alta


Nesse jogo político em que os mandatários ainda se comportam como se estivesse acima do bem e do mal, quem paga a conta é sempre a população. Jucurutu é hoje o exemplo mais perfeito desse tipo de política (ou politicalha?) que ainda acontece nesse nordeste brasileiro do século XXI.

Com a finalidade de esperar a chegada da governadora do estado, o prefeito da cidade de Jucurutu resolveu esperar mais um pouco para autorizar a abertura da comporta que daria vazão ao alagamento do conjunto DNOCS. Autorizado derna das 8 horas da matina de ontem, pelo DNOCS a abrir as comportas, o prefeito resolveu empreender tamanho sacrifício apenas e tão somente às 22 horas de ontem. Resultado? Mais pessoas desabrigadas; mais transtornos; mais desespero; mais incertezas... Mas quem passou por isso tudo contou com a solícita ajuda da equipe da prefeitura, que prefere fazer caridade a ter que dar segurança aos seus munícipes.

  • E pensar que tem gente que ainda acredita que o coronelismo acabou. Acabou onde mesmo? No nordeste brasileiro, nem o voto de cabresto desapareceu, apenas ganhou roupagem nova.

A governadora, conforme combinado, sobrevoou a cidade de Jucurutu na manha de hoje (dia em que o ator John Herbert faleceu), viu e falou com alguns desabrigados, viu de longe e de perto as casas alagadas, culpou o DNOCS pela calamidade... prometeu firmar convenio com a prefeitura no sentido de... bem, de ajeitar algumas casas, comprar comida, roupa... essas coisas que se pode entregar e depois cobrar tamanha generosidade, como se os recursos não fossem públicos e... voltou para a capital potiguar.

O folhetim foi magistralmente encenado e contou com a participação de Carlos Augusto Rosado, que na qualidade de esposo da governadora (mesmo sem ter nenhum vinculo com o Estado) participou de todo o ato (ele é o ator principal em qualquer encenação em que a esposa protagonize).

Quando o dinheiro irá chegar, ninguém sabe, mas a situação de calamidade pública já está decretada, e como tal, a prefeitura de Jucurutu pode contratar e comprar a vontade, sem licitação e, portanto, com direito a escolher quem serão os vendedores e os prestadores de serviços. Nem suco de umbu geladinho com biscoito flor do assú é melhor que isso.

Fim do folhetim; comportas abertas; calamidade decretada; convenio prometido e... no máximo amanhã de manhã o conjunto do DNOCS estará completamente seco.

Como perguntar não ofende, por que diabos essas comportas não foram anteriormente abertas? A desculpa de  que esperavam o funcionamento das bombas não convence. Derna de muito cedo que se tinha descoberto a ineficácia das mesmas.



Foto: Blog do Marcos Dantas

Nenhum comentário:

Postar um comentário