sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Tragédia no Rio

Foto: Valter Campanato / ABr

Aproxima-se de seiscentos o número de mortos na maior tragédia já acontecida no Estado do Rio de Janeiro. Além do crescente número de mortos, desabrigados e prejuízos causados, os moradores da Região Serrana do Rio, Teresópolis e Nova Friburgo ainda tem que conviver com a possibilidade de que novos desabamentos podem acontecer e pra piorar a situação, têm que conviverem desoladamente com a mediocridade humana: Grupos de saqueadores estão a invadir e a levar o pouco que sobrou das familiares atingidas por essa lamentável tragédia que mortifica e faz sofrer parte da população do estado do Rio de Janeiro.

2 comentários:

  1. Por mais que o ser humano domine tecnologias construtivas, que invente aviões, que descubra tratamento para as doenças, nós continuaremos sendo reféns das forças da natureza. E se as pessoas não estivessem morando nas encostas dos morros, ou na beira dos rios, ou no sopé dos morros, não teriam morrido. Nesse caso é claro que não. Mas, muitas das vítimas dessa tragédia estavam em casas confortáveis, prédios legalizados, em condomínios de luxo também, como no Vale do Cuiabá, em Itaipava (Petrópolis). Quem poderia dizer que não estavam seguras ? Então não sejamos levianos.
    Planejamento de riscos, exercícios para prevenção a desastres e calamidades são bem vindos. Mas o fato é que a quantidade de chuvas que atingiram aquela região foi imprevisível ! Qualquer outra cidade teria sofrido com mortes !
    O que aconteceu foi uma tragédia climática sem precedentes . Foi como se um terremoto de grande magnitude tivesse acontecido, de maneira inexplicável e surpreendente. Os estudiosos e cientistas irão detalhar isso mais adiante, pois leva algum tempo para a ciência explicar a complexa realidade que nos cerca.
    A hora é de agradecer pela nossa vida saudável, colocar energia na solidariedade aos atingidos pela catástrofe, e lembrarmos que somos humanos, a mercê das forças da natureza.
    Newton Almeida http://limpezariomeriti.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. nós não somos reféns da natureza e sim filhos dela mas temos q respeita-la pq é DEUS o todo poderoso que-a governa.caro amigo NEWTON.pelo q vi na tv essas encostas.não tem como planejar prevenir ou algo do genero e sim desocupar antes q mais centenas d pessoas morrem ou quem sabe milhares.fico muito triste com isso e tambem revoltado com pessoas q não querem sair.pondo em risco sua vida d filhos e socorristas q nem moram lá.cobrem das autoridades um lugar seguro p/ vcs morarem.mais pelo amor d DEUS saiam deste lugar enquanto há tempo.E Q DEUS PROTEJA TODOS VCS SEUS FILHOS.essas encostas vai levar ceculos para voltar ao normal pensem nisto.

    ResponderExcluir