domingo, 10 de julho de 2011

EM MINHA TERRA NATAL (PARELHAS) TEM ORÇAMETO PARTICIPATIVO E NA TERRA QUE ADOTEI (ASSU) , QUANDO VAI ACONTECER?



Mais de Trinta Moradores da Comunidade Sussuarana II Participaram da 19ª Reunião com o Prefeito


A Associação da Comunidade Sussuarana II recebeu na noite da quarta-feira, dia 6 de julho, o Prefeito Francisco para a 19° visita as comunidades, que estão sendo feitas com a intenção de compreender as necessidades do povo que vive na zona rural do município e planejar o Orçamento 2012.


Mais de trinta pessoas estiveram presentes. O Prefeito e a Vereadora Dra. Guia puderam escutar o apelo dos moradores do local em relação à manutenção das estradas de acesso a comunidade, a qualidade da água que abastece os reservatórios, a necessidade da criação de uma passagem molhada no riacho que corta a estrada e pediram também a instalação de luzes em alguns postes.


A Presidente da Associação, Selma Nascimento dos Santos, participou como porta voz dos moradores de lá. Ela expôs os problemas e agradeceu a presença das autoridades e dos moradores: “Para mim esse é um momento muito importante. Estou há um ano na presidência da ACS e conversei com a ex-presidente, que me disse que nunca um prefeito tinha vindo aqui para ver o que a gente estava precisando. Isso hoje foi muito bom”, afirmou Selma Nascimento.

O balanço feito até agora revela que todas as comunidades já fizeram aproximadamente 180 pedidos, elegendo de forma democrática uma prioridade que deve ser atendida mais rapidamente através de votação, onde todos acima de 16 anos podem participar
- Matéria encaminhada por Edmilson José.


Obs.: Edimilson, o prefeito de Parelhas é filiado ao Partido dos Trabalhadores, mesmo partido que faz parte da base aliada do prefeito do Assú, Ivan Lopes Júnior. O PT/Assú inclusive 'aceitou' indicar o nome do candidato a vice na chapa de Ivan somente após afirmação de Ivan de que implantaria na cidade de Roque o Orçamento Participativo, gestão democrática nas escolas... dentre outros cinco pontos.


Passados dois anos e meio de gestão, o PT continua lá, tranquilamente, a apoiar o governo de Ivan Júnior (apesar do vice ter pedido desfiliação do PT), através de participação no quadro comissionado e... Bem, a coisa mais próxima de um orçamento participativo vivenciado nos últimos dois anos em Assú foi uma audiência pública para ouvir representantes da PMA a ler a LOA e alguns demonstrativos financeiros e orçamentários. Isso, diga-se de passagem, só aconteceu graças a uma lei federal que obriga a 'feitura' dessa audiência como condição de legalidade administrativa. Simples, não? Aahh, mas a ideia da lei era que fosse audiência pública mesmo e... de preferencia, mais de uma.


Edmilson, já percebeu o quanto o PT assuense 'briga' pela implantação da gestão democrática nas escolas municipais? E do piso salarial dos professores nessa mesma esfera? minino, e a forma com que eles aceitaram aquele PCCS que limita o salário de um professor com mestrado, doutorado e vinte cinco anos de serviço em cerca de dois mil e quinhentos reais? dar até medo deles se machucarem nessa briga, né mesmo?


Nenhum comentário:

Postar um comentário