JOSÉ ROBERTO DE TOLEDO
Por que o governo Dilma carrega uma base parlamentar tão extensa,
conflituosa e perdulária quanto uma amante argentina? Só PSOL, PSDB, DEM e PPS
praticam oposição de fato e votam contra as proposições governistas com
assiduidade. O PV fica a meio termo. Juntos, os oposicionistas mal chegam a uma
centena de deputados, menos de 20% da Câmara.
Os demais 80% votam tão frequentemente sob a orientação dos prepostos
de Dilma que quando não o fazem, mesmo que em algo de menor importância, é
notícia. Não faz diferença ganhar por 50 ou 250 votos de margem. Mas custa mais
caro. Carregar uma maioria tão inchada requer um guindaste que só se mantém em
pé graças a um contrapeso de verbas e cargos.
Em tese, uma maioria de 257 votos seria suficiente para o governo
aprovar praticamente tudo o que quer na Câmara, já que não há nenhuma reforma
constitucional fundamental à vista. As bancadas do PT (85 deputados), PMDB (76)
e do bloco PSB-PTB-PCdoB (63) somam 224 votos. Os 33 restantes para a maioria
absoluta viriam de partidos quânticos como PSD (47) ou PP (39).
Outras siglas que condicionaram o apoio a Dilma no Congresso a
ministérios, como PR (36 deputados) e PDT (26), poderiam ser usadas conforme a
necessidade - e sem cadeira cativa na Esplanada. Mas todo esse raciocínio cai
por terra quando confrontado com um dado da realidade: PT e PMDB estão em rota
de colisão eleitoral.
O crescimento petista nas eleições deste ano, se ocorrer, tende a
desfalcar a bancada peemedebista. Não só porque o PMDB é o partido com maior
número de prefeituras (1.181) e, assim, com mais a perder. A história tem sido
assim. Embora parceiros na chapa presidencial, as duas siglas têm um passado
muito mais de conflito do que de aliança, principalmente nos municípios.
Os partidos esparramam sua base municipal enquanto estão no poder. O
auge do PMDB foi no governo Sarney, quando o partido mandava e desmandava. Em
1988, os peemedebistas elegeram 1.606 prefeitos, ou 38% das vagas em disputa.
Na época, PT e PSDB tinham menos de 1% das prefeituras. Mas a história estava
prestes a mudar, à medida que as duas siglas passassem a polarizar a disputa
pelo governo federal.
Em cada uma das quatro eleições municipais seguintes o poder relativo
do PMDB diminuiu, enquanto o do PSDB e, depois, o do PT cresceu. Em 2004, dois
anos após perderem a eleição presidencial coligados aos tucanos, os
peemedebistas bateram no ponto mais baixo de sua base municipal: 19% das
prefeituras. Era preciso mudar a estratégia.
Começou a guinada rumo ao PT. O PMDB não se coligou a Lula em 2006,
mas tampouco se aliou aos seus rivais do PSDB. Em 2008, petistas e
peemedebistas já eram aliados no Congresso e no governo. Resultado: o PMDB
voltou a aumentar sua base municipal, que chegou a 22% das prefeituras.
Em meio a rusgas e aproximações, as duas siglas formalizaram sua união
em 2010, com Michel Temer (PMDB) se tornando vice de Dilma Rousseff. Mas o
casamento não ajudou os peemedebistas a expandirem sua base municipal. Ao
contrário, nos últimos quatro anos, entre cassações e traições, a tropa
peemedebista minguou para 21% dos prefeitos.
Toda vez que isso acontece, os cardeais do partido ficam nervosos. É a
colcha de retalhos municipalista que cobre as oligarquias estaduais do PMDB e
lhes serve de manto protetor em Brasília. Sem a base, a cúpula desaba. Enquanto
isso, a base municipal petista segue crescendo. Dobrou em 2004, cresceu 50% em
2008 e passou de 10% das prefeituras.
No longo prazo, a aliança PT-PMDB é insustentável. Os conflitos
ficarão cada vez mais óbvios com a aproximação das eleições. Resta a Dilma
mimar o resto do harém partidário para quando o divórcio chegar.
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