sábado, 21 de julho de 2012

O jeito Serra de fazer campanha


O boneco Pinóquio, cujo nariz crescia a cada mentira, forneceu a inspiração. Agora, é Serróquio contra Ciróquio. A campanha entrou numa fase em que José Serra se armou para bombardear não as idéias de Ciro Gomes, candidato que o vem demolindo nas pesquisas, mas a reputação do adversário. Percebendo o movimento, os aliados de Ciro decidiram contra-atacar na mesma moeda. Durante a semana, um chamou o outro de mentiroso sempre que a oportunidade surgiu. "Vamos mostrar que este cidadão é o Ciróquio", definiu o deputado Geddel Vieira Lima, do PMDB da Bahia. O outro lado tenta criar o Serróquio.

O comitê de Serra entrou na guerra com profissionalismo. Contratou assessores acostumados a preparar dossiês. A turma vai conferir o teor de cada declaração dada por Ciro. Objetivo: ignorar as verdadeiras e colocar uma lente de aumento nas afirmações imprecisas ou equivocadas. Na semana passada, o comitê tucano atribuía a Ciro seis mentiras. Uma delas: tentando explicar por que decidiu aliar-se ao ex-senador Antonio Carlos Magalhães, a quem chamava de "pau de galinheiro", o candidato do PPS disse que os ataques se encerraram após a morte do deputado Luís Eduardo Magalhães, filho de ACM. Descobriu-se que não é nada disso. Luís Eduardo morreu em 1998, e a frase do "pau de galinheiro" foi dita por Ciro no ano seguinte.

Ciróquio para cá, Serróquio para lá. Em outdoors, José Serra tem se apresentado como o responsável pelo seguro-desemprego. Não é verdade. "Se o seguro-desemprego tem um pai, é Sarney", afirmou o ex-ministro do Trabalho de José Sarney, Almir Pazzianotto, ex-presidente do Tribunal Superior do Trabalho. O seguro-desemprego foi criado em 1986. Coube a Serra, durante a elaboração da nova Constituição, dois anos depois, criar uma fonte de financiamento estável para o benefício. "O Boeing 747 é muito melhor que o 14 Bis, mas quem inventou o avião foi Santos Dumont", diz Pazzianotto. Por enquanto, de acordo com os números do Ibope, Ciro Gomes está ganhando a guerra.

Leia mais clicando AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário