quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

MPRN destaca legado da segunda unidade do ceduc Pitimbu para atendimento socioeducativo efetivo

Promotores de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Norte acompanharam a inauguração do novo Centro Educacional Pitimbu (Ceduc), em Parnamirim, cuja unidade II foi entregue pelo Governo do Estado, através da Fundação Estadual da Criança e do Adolescente (Fundac).

O 21º Promotor de Justiça da Comarca de Natal, responsável pela tutela coletiva na defesa da Infância e Juventude, Marcus Aurélio de Freitas Barros, salientou que o mais importante não é o prédio em si, mas o legado do trabalho que vem sendo realizado em conjunto para dimensionar um atendimento socioeducativo efetivo.

Assim, citou as parceiras com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que prestará consultoria para a elaboração do projeto pedagógico; com a Fundação José Augusto, que incrementará as atividades artísticas e culturais na unidade do Ceduc; e com o Sistema S, que proporcionará cursos de formação técnica para os adolescentes.

O diretor-presidente da Fundac, Ricardo Cabral, que é o interventor judicial, classificou como "vitória" o momento. Disse ser a unidade um passo para a construção de um sistema realmente socioeducativo e rememorou o histórico de caos instalado em Pitimbu desde 2012.

O Ceduc-Pitimbu II terá capacidade para 36 adolescentes que estão cumprindo medidas socioeducativas em modalidade fechada e foi construído de acordo com as normas prescritas pelo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase). A nova unidade conta com três alojamentos (cada um com capacidade para 12 leitos), ginásio poliesportivo e sala de artes, além de uma ampla área gramada ao ar livre. Junto com o Ceduc-Pitimbu I, formam um complexo que se complementam, já que na primeira unidade estão o refeitório, um centro de convivência para jogos, e salas de aula.

A Fundac permanecerá sob intervenção até setembro deste ano, conforme acordo judicial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário