terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

BNB: Programa ajuda na retomada da bovinocultura leiteira do RN

As previsões dos meteorologistas apontam para um período chuvoso acima da média na região do Semiárido potiguar. O que já seria uma boa notícia para os sertanejos, ganha ares de graça divina depois de sete anos seguidos de seca e coincide com a maturação do Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste. O Prodeter atua na organização e fortalecimento da bovinocultura de leite nos territórios do Seridó e do Alto Oeste e, somente em 2018, contratou R$ 2,35 milhões com 154 produtores rurais.

Por sua abrangência, a iniciativa do BNB converge com outros projetos de parceiros, como o 'Sertão Empreendedor', do Serviço Nacional de Aprendizado Rural (Senar), e o 'Leite e Genética' e 'Inova Pecuária', executados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (Sebrae-RN). Em comum, todos objetivam o fortalecimento da atividade rural.

O Prodeter já realizou várias ações de capacitação para produtores ainda carentes de informação e conhecimento. Inseminação artificial, genética do leite, cultivo de palma forrageira, manejo alimentar para bovinos e produção e conservação de forragem estão entre os assuntos abordados em cursos, palestras e dias de campo. A bovinocultura de leite é a atividade agropecuária que mais demanda crédito e está presente em todos os municípios do Seridó e Alto Oeste Potiguar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário